Reportagens

Ministério da Saúde disponibiliza curso de Zika em outras línguas

Disponibilizado na internet, curso sobre o vírus estará disponível para profissionais de todos os países

Por Bárbara Cintra

O curso do Ministério da Saúde sobre atendimentos a pacientes com Zika Vírus que já é ministrado aqui no Brasil será disponibilizado também nas línguas inglesa e espanhola. Essas novas versões somente foram possíveis devido a uma parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan –  Americana de Saúde (OPAS). A previsão é que a ferramenta esteja disponível até o mês de maio.

Intitulado “Zika: abordagem clínica na atenção básica” poderá ser acessado no próprio site da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UMA – SUS) onde já consta a versão em português, além de ser disponibilizado em plataformas digitais ministradas pela OMS e pela OPAS desde fevereiro e já conta com 27 mil matriculados.

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Heider Pinto enfatiza que é essencial disseminar informações a respeito da doença e suas consequências, já que o Brasil acumulou muitas experiências tanto no combate quanto nas pesquisas a respeito do Zika.

zika

Brasil tem avançado nas pesquisas a respeito do Zika Vírus. (Foto: reprodução)

O representante da OMS / OPAS aqui do Brasil, acredita que em breve o curso estará disponível em sua plataforma Campus Virtual de Saúde Pública , espaço de aprendizado online da organização.

O módulo é disponibilizado prioritariamente para os profissionais médicos, porém podendo ser estudado por qualquer pessoa interessada em saber mais a respeito da doença. Com 45 horas, o curso tem um capítulo especialmente dedicado aos cuidados voltados as gestantes infectadas pelo vírus e aos recém-nascidos com microcefalia. As inscrições devem ser realizadas pelo site da UNA–SUS e seguem até o dia 15 de fevereiro de 2017.

Marcelo Humdrigo Cesto, especialista na epidemia, comenta a eficácia do curso oferecido pelo Ministério da Saúde aos profissionais da área e demais pessoas interessadas:

Além de oferecerem essa capacitação sobre o Zika Vírus, o Ministério da Saúde oferta cursos a respeito de outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue e chikungunya. O curso tem 16 horas de duração e conta com certificação ao final. Ao todo já são 7 mil inscritos.

Editado por Gabriel Furlan


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.