Destaque

Cetesb multa indústrias por poluição em Paulínia

Moradores do município ficaram sob forte cheiro provocado por substâncias odoríferas

Por: Bianca Bernardes e Vitória Lima

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão responsável pela regulamentação e fiscalização da qualidade do ar no Estado divulgou laudo técnico no dia 20 de setembro e detectou a presença de duas substâncias provenientes da Petrobrás e da Usina Ester e autuou ambas as empresas em R$ 205.560,00 e R$ 102.780,00, respectivamente. Além disso, a Companhia também exigiu providências para cessar as emissões e impedir novas ocorrências que causem inconvenientes ao bem-estar público.

Replan é responsável por grande parte das emissões em Paulínia. (Foto: Marcos Peron/ Agência Petrobrás)

Ainda segundo dados recentes da Cetesb, 42% do ar do município na região do bairro Santa Terezinha apresentava uma concentração de partículas inaláveis acima do nível recomendado para uma boa qualidade do ar.

“Era um cheiro de ovo podre”. É assim que Sandra Suarez, moradora de Paulínia há 13 anos, descreve o forte odor que tomou conta da cidade em agosto. O cheiro que entrou dentro das residências era insuportável e virou comentário comum entre os moradores do prédio em que ela mora, no bairro Jardim América.

Sandra Suarez, moradora de Paulínia. (Foto: Bianca Bernardes)

Ela ainda conta que a escolha do seu endereço atual teve como pré-requisito a localização mais afastada das indústrias, visando sair da rota da poluição mais intensa: “Antes eu morava perto de uma fábrica de ração, e os cheiros fortes eram frequentes. Me mudei para perto do centro na expectativa de me afastar da rota do vento. Diminuiu um pouco, mas a gente ainda sente bastante” – afirma.

Em nota, a assessoria da Petrobrás informou que as emissões da Refinaria de Paulínia (Replan) estão dentro dos limites estabelecidos e que todos os processos industriais da refinaria são realizados e monitorados em conformidade com as melhores práticas operacionais de engenharia, confiabilidade e em atendimento aos princípios de Segurança, Meio Ambiente e Saúde que norteiam as ações da companhia. A reportagem tentou entrar em contato com a Ester também, mas até a publicação desta reportagem não teve um retorno.

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Bianca Bernardes


Veja mais matéria sobre Destaque

ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.