Ciência

Startup quer pôr abelhas trabalhando na lavoura de café

Polinização de cafezais visa aumentar grãos e criar fragrância mais intensa, aprimorando o produto para o gosto gourmet

Por: Ingridy Porto e Pietra Moraes

Pesquisadores que criaram startup Pollin Tech pretendem enriquecer a polinização do café no Brasil com abelhas treinadas. O grupo empreendedor destaca que o uso das abelhas será algo inovador e ajudará a impulsionar a economia local com redução de gastos e foco no meio ambiente.

De acordo com os fundadores, a entomologista Marcela Barbosa, a professora Maria Imaculada e o ecólogo João Robazzi, os grãos produzidos por meio desta nova forma de cultivo são capazes de render mais, pois a cereja do café nasceria maior e com uma fragrância mais intensa, melhorando a experiência sensorial de quem consome.

Foto feita por inteligência artificial (Imagem Divulgação)

A ação das abelhas na agricultura é um método antigo, já que elas podem ser treinadas a ‘farejar’ flores específicas, influenciando positivamente o plantio de uma região. “Os insetos possuem memória olfativa, entretanto, a inovação para o uso em grãos é um destaque que poderá influenciar o mercado local de comerciantes pelo Brasil”, afirmou Robazzi.,

“É a cultura, em termos de plantas, que mais precisa de polinização no Brasil. Pedimos um financiamento para a Fapesp [Fundação de Amparo À Pesquisa do Estado de São Paulo] e decidimos investir fundo nessa pesquisa. Nossa perspectiva é aumentar em 30% a produtividade do café”, acrescentou o ecólogo.

 A ideia surgiu após uma das pesquisadoras, Marcela Barbosa, acompanhar um seminário de uma empresa argentina sobre a importância do treinamento das abelhas em girassóis. A entomologista entrou em contato com o ecólogo, para pôr em prática o treinamento de abelhas para grãos de café.

“Primeiro analisamos os compostos químicos do café e depois fizemos uma mistura de biomoléculas sintéticas que imitassem a fragrância do café na percepção da abelha”, explicou Robazzi.

Cerejas de café no pé: pesquisa da startup estima que iniciativa melhore em 30% os cultivos (Imagem: Divulgação)

Até o momento, o cientista explica que os testes nas abelhas foram bem-sucedidos e aprovados na primeira fase da Fapesp, entretanto, os animais só foram treinados em laboratório, e caso a próxima etapa seja aprovada pela instituição financiadora, os novos testes serão feitos em campos.

“No momento nossas abelhas já sabem a diferença do odor do café artificial com o natural. É capaz que os resultados em campo sejam os mesmos dos laboratórios”, conclui o ecólogo.

Orientação: Prof. Artur Araujo

Edição: Suelen Biason


Veja mais matéria sobre Ciência

Projeto meninas super cientistas começa em maio


O programa é para meninas do sexto ao nono ano do ensino fundamental


Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Vacinação no centro de saúde São Vicente apresenta queda


Em Campinas, as vacinas recomendadas pelo calendário vacinal têm tido procura abaixo da média


Pesquisador cria IA para identificar abusos sexuais


Sistema desenvolvido na Unicamp consegue reconhecer as imagens automaticamente e conquista o Prêmio Vladimir Herzog


Uma enzima com chances de mudar o mundo da energia


CNPEM identifica substância capaz de converter matérias-primas vegetais em combustível para ser usado até para a aviação


A ficção que ajuda a batizar a biodiversidade amazônica


Nomeada de Saurona por cientistas, escolha do nome do novo gênero de borboleta foi inspirada na obra O Senhor dos Anéis



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.