Cultura & Espetáculos

Último dia de palestras traz assessoria de imprensa como foco

Encerramento da Jornada de Jornalismo Cultural teve a participação de jornalistas especializadas no ramo cultural e musical

Por Ana Luiza Frozino Gomes

“Assessoria de imprensa no meio cultural é essencial para trazer luz ao que o artista quer falar”, essa foi uma das falas que encerrou a Jornada de Jornalismo Cultural, na noite de ontem (24), dita pela convidada Kátia Almeida. O evento foi mediado pelo professor Carlos Zanotti e contou com a presença das jornalistas, Bianca Ceará, Lalá Ruiz e Kátia Almeida, todas formadas pela PUC-Campinas. No bate-papo, as comunicadoras contaram suas experiências e desafios dentro da área de assessoria de imprensa artística e cobertura cultural.

Kátia diz que “Assessoria de imprensa no meio cultural é essencial para trazer luz ao que o artista quer falar” (Foto: Ana Luiza Frozino)

Lalá Ruiz, atualmente colunista do site Entre Sabores, iniciou a conversa contando sua trajetória no jornalismo, mas, com foco nos futuros jornalistas presentes no evento. “Vocês são o novo, vocês têm que encarar os desafios e procurar os seus espaços, a sua relevância da melhor forma possível nesse mercado. Vocês é que vão trazer o novo, mas olhando também para gerações passadas, não é sem saudosismo”, disse.  

A jornalista também trouxe conselhos para os estudantes que têm interesse em seguir no ramo da cultura. Para ela, gostar de cultura, ter referências e ser imparcial, são os pilares para trilharem um caminho interessante no jornalismo. “Vá ao cinema, ao teatro, escute discos, leia, faça, consuma. Tenha referências, mas saiba separar a pessoa física da pessoa jurídica”, contou Lalá, fomentando a necessidade da bagagem jornalística.

Kátia Almeida, CEO da Novitá Comunicação Estratégica, é especialista em planejamento estratégico e gerenciamento de crise de imagem. Além disso, cuida do relacionamento da imprensa com artistas como Sandy, Paula Fernandes, Chitãozinho e Xororó, entre outros.

A comunicadora trouxe para os alunos informações sobre como é a rotina de assessorar a imprensa musical. “Entretenimento acontece quando? À noite, no final de semana, nas suas férias, nos feriados. É uma vida de renúncia, é uma vida extremamente estratégica, que se faz de um time preciso e de uma excelência tática criteriosa. Isso é assessoria de imprensa musical”, contou Kátia.

Bianca Ceará centralizou seu discurso focando no futuro dos alunos presentes (Foto: Ingridy Porto)

Bianca Ceará, emocionada por estar de volta à faculdade onde se formou, fez um retrospecto de sua jornada até os dias atuais, que se consagrou assessora de artistas como Edson e Hudson, Maria Cecília e Rodolfo, Bruno e Barreto, além de ser responsável por grandes eventos sertanejos como a Festa do Peão de Americana.

A jornalista compartilhou com os alunos a dificuldade de ser da assessoria de imprensa no ramo musical, dizendo que é muito difícil, principalmente por ser uma profissão que cuida de pessoas, que gerencia pessoas.

Por fim, Bianca direcionou sua mensagem para os alunos, enfatizando o futuro. “Acima de tudo, sejam jornalistas. Amem aquilo, independente do jornalismo cultural, independente da área de assessoria de imprensa. Honrem sempre aqueles que vieram antes de vocês e trabalhem com amor. Que o futuro de vocês seja brilhante, cheio de muito sucesso e eu espero que vocês me encontrem no mercado de trabalho.”

Saiba como foram as outras palestras:

Orientação: Amanda Artioli

Edição: Gabriela Lamas


Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje


Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Vida de Ana Friedlander inspira ‘Territórios, Labirintos e Memórias’


Em exposição individual, a artista húngara retrata sua história através de colagens, aquarelas e fotografias de familiares


Espetáculo Via Crucis encerra sua 25ª edição


Dramaturgia apresentou uma narrativa feminina pela óptica da mulher-mãe e trouxe uma série de inovações


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.