Destaque

Painel aponta jornalista como tradutor da realidade

De acordo com Hellen Sacconi, da EPTV, a profissão precisa atender a todos os públicos

Por: Pedro Rabetti

Hellen Sacconi: “Comunicar é estar junto” (Foto: Thais Helena)

O jornalista tem por “traduzir” a realidade para o público, muitas vezes interpretando frases que fazem sentido apenas em um determinado nicho ou comunidade específica. A afirmação é da jornalista Hellen Sacconi, que participou na noite desta segunda-feira (23) de um painel que discutiu, com alunos da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, as diferentes facetas do jornalismo cultural. Ao lado de Hellen, estavam as jornalistas Tatiane de Assis, revista Piauí, e Luiza Fecarotta, da Rádio CBN-São Paulo.

Hellen apontou, em sua apresentação, a importância de o jornalista saber traduzir um acontecimento para que todas as pessoas consigam compreender a mensagem que está sendo transmitida. A jornalista, literalmente, desceu do salto durante sua fala, ficando descalça, com regata, calça jeans e meia.

Sentada na extremidade do palco da sala 800, Hellen disse que seria essa a melhor maneira de conversar com os alunos. Ela comentou que se sentia emocionada e, ao mesmo tempo, envergonhada, pois jornalistas não costumam ocupar o palco, e sim ficar no meio da plateia. “Eu fiz isso de propósito [a troca de roupa] por que comunicar é estar junto”, disse a jornalista.

Tatiane de Assis, em sua fala, se emocionou respondendo à pergunta de uma aluna sobre ver mulheres negras ganhando espaço no jornalismo. Disse ser “muito reconfortante e importante” saber que ela não está lutando apenas por si. “Quando eu chego aqui e vejo várias mulheres, várias mulheres negras, eu penso ‘pô, tá valendo a pena’”, declarou.

Luiza Fecarotta, crítica de gastronomia da rádio CBN, lembrou que comida também é cultura, sendo “uma forma de expressão cultural muito rica”. De acordo com ela, a gastronomia também pode ser considerada uma arte. Ela disse concordar com Hellen quanto à função de o jornalista ser um tradutor, pois “a comida também precisa ser traduzida”. As três conferencistas destacaram a importância de se obter um bom embasamento teórico na faculdade, trocar ideias com várias pessoas e construir um bom repertório para se obter uma comunicação de ótima qualidade.

Denominado Jornada de Jornalismo Cultural, o evento termina nesta terça, 24, à noite. Ao todo, o encontro reúne os jornalistas Karina Fusco, do Correio Popular; Joselia Aguiar, escritora e ex-curadora da Flip; Klester Cavalcanti, jornalista e escritor; Karla Albuquerque, da Globo News; Simião Castro, de O Estado de S. Paulo; Felipe Boso Brida, crítico de cinema; Bianca Ceará, da Vena Comunicação; Lalá Ruiz, colunista no site Entre Sabores e Kátia Almeida, CEO da Novitá Comunicação Estratégica.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.