Cultura & Espetáculos

Pole dance reúne 2 mil pessoas no CIS Guanabara

Karen Ferreira e Brenda Diniz estiveram entre as 90 apresentações focadas em divulgar e romper preconceitos

Por: Amanda Poiati

A popularização do pole dance e dos aéreos foi o enfoque do primeiro festival campineiro, realizado no último sábado (21), no CIS Guanabara em Campinas. Durante o evento, ao qual compareceram pelo menos 2 mil pessoas, segundo estimativa dos organizadores, foram apresentadas 90 atrações nas modalidades lira acrobática, tecido e categorias de pole dance.

Karen Ferreira e Brenda Diniz se apresentam no CIS Guanabara: arte e acrobacia (Foto: Amanda Poiati)

Bruna Amanda, 30 anos, idealizadora do evento, disse que o objetivo do festival foi levar o público a conhecer e praticar esse estilo de dança, pois o pole e os aéreos são vistos com pouca credibilidade e muito preconceito. “O pessoal vem ver os aéreos e conhece o pole e vice-versa, começam a tirar os paradigmas e isso tem que ser trabalhado para sermos mais livres com os corpos e a questão da sexualização. Se parar de julgar, já será um bom começo”, afirmou.

O pole dance conta com diversas categorias, entre elas o pole arte, que permite figuração e desenvolvimento de histórias durante a dança. Já o pole sport é usado como o exercício físico mais fit, havendo também o pole exotic, que são as apresentações sensuais.

Karen Ferreira, de 25 anos, teve sua primeira apresentação pública durante o festival, na tentativa de perder o receio e se aventurar mais. “É minha primeira vez me apresentando e assistindo. Pratico o sensual há quase 1 ano e não pretendo largar, talvez até trabalhar com isso. Eu realmente acho que é uma categoria de esporte, mas para mim o pole se enquadra em muita coisa, serve até para perder a timidez e alguns medos”, disse.

A campeã latino-americana Karen Bellini, de 44 anos, pratica o pole na categoria sport há quase 20 anos e está confiante de que a modalidade possa até entrar nas Olimpíadas, embora reconheça ser um processo longo. “Seria mais fácil o pole sport entrar dentro da ginástica do que entrar como uma nova categoria. O nosso sonho é que seja um esporte olímpico mas, até o comitê aprovar, infelizmente não vai pegar minha geração.”

Marília Mendonça: “Significa muito mais além de dança ou um hobby na minha vida” (Foto: Amanda Poiati)

O pole dance é muito usado como principal fonte de renda de diversos artistas, seja dando aula ou competindo. O artista que se identifica como Renas, campeão brasileiro de 37 anos, é um dos que vivem da profissão.

“Pratico pole há quase 14 anos e não é fácil. Mas, comparado com outras profissões, a gente consegue se manter. Claro que o fato de eu ser campeão, e adquirir um pódio, foi uma porta de entrada para me conhecerem e confiar em mim como profissional e professor. Mas tem o lado que é uma dança elitizada e ainda existe o preconceito da galera que não espera ver um homem praticando algo sensual e usando salto.”

Além do pole dance, foram apresentados os aéreos, onde se encaixam a lira acrobática e o tecido, que é uma modalidade acrobática que foi trazida do circo e mistura força e beleza.

“Eu sou atriz e busco trabalhar o tecido fora do circo. É o tecido com a palhaçaria. Faço um truque que pode ser fácil ou difícil de executar, mas não importa, porque o público está vendo a história que eu estou contando. É uma coisa que ainda não é tão utilizada na região, truques e manobras com cenas e textos”, descreveu Brenda Diniz, de 29 anos, que se apresentou nesta modalidade.

A lira acrobática também é um aparelho circense, que possibilita diversas acrobacias e requer muito da força corporal e flexibilidade. Marília Mendonça, de 34 anos, lembra que a modalidade não é tão popular quanto o tecido, na qual há mais facilidade e é um pouco mais lúdico.

“A lira precisa de mais técnica e dói quando se começa a praticar. E ainda tem a questão da procura ser mais feminina porque vivemos numa sociedade onde as modalidades artísticas, que exigem exposição, leveza e delicadeza são muito procuradas por mulheres”, disse Marília, há 20 anos nesta modalidade.

Bruna Amanda: “Campinas tem um potencial muito grande para desenvolver mais o pole dance e os aéreos” (Foto: Amanda Poiati)

A fisioterapeuta Rachel Ciccone, de 38 anos, que assistiu boa parte das apresentações, disse ter gostado da estruturação do evento. “É importante para que as pessoas entendam e eliminem a ideia de que o pole é exclusivamente erótico, pois não o veem como um esporte e arte. Faço aula de pole dance há um ano para movimentar meu corpo, trabalhar musculatura, flexibilidade e amplitude de movimento. Quero ir me superando dentro dos movimentos, fazer para mim mesma”, afirmou.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Isabela Meletti


Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje


Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Vida de Ana Friedlander inspira ‘Territórios, Labirintos e Memórias’


Em exposição individual, a artista húngara retrata sua história através de colagens, aquarelas e fotografias de familiares


Espetáculo Via Crucis encerra sua 25ª edição


Dramaturgia apresentou uma narrativa feminina pela óptica da mulher-mãe e trouxe uma série de inovações


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.