Destaque

Amazon lança série campineira gravada no Bento Quirino

Ana Fraga interpreta Ingrid, aspirante a blogueira que ajuda os colegas na busca pelo medalhão

Por: Ana Ornelas

A atriz Ana Julia Fraga durante gravação de cena no Colégio Técnico Bento Quirino (Foto: Arquivo Pessoal)

Luz, câmera e ação! Estes foram os famosos comandos utilizados para gravar a minissérie Lenda Imperial, disponível na Amazon Prime. Pensada e executada em Campinas, pela produtora independente Atores Unidos, a trama acompanha um grupo de estudantes, em tempos contemporâneos, que se depara com a inusitada busca de um medalhão raro que o antigo monarca do país, Dom Pedro II, usava quando este veio ao interior conversar com o primeiro delegado da cidade, Bento Quirino dos Santos.

De acordo com a atriz Ana Julia Fraga, 19, que interpreta Ingrid, uma estudante e blogueira, a produção de seis episódios mistura fatos históricos com ficção, além de abordar uma discussão educacional sobre a queda de expectativa dos padrões de ensino. “Assim como minha personagem, outras personagens também são vistas como céticas no contexto da trama, mas com o passar do tempo, você descobre outras camadas naquilo que vê”, explica.

Cida e Fernando Maziero, donos da escola de atuação e produtora Atores Unidos (Foto: Ana Ornelas)

Segundo os produtores, Cida Maziero e Fernando Maziero, fundadores da Atores Unidos, a ideia e viabilização da minissérie surgiu de uma grande vontade de gravar um projeto épico. Com cinco anos de existência, a produtora ainda não tinha se aventurado nesse gênero e este acabou sendo o momento ideal, visto que a parceria com o Colégio Técnico Bento Quirino permitiu que o local fosse palco de algumas cenas. Sem revelar custos de produção ou acordo financeiro com a Amazon, eles prometem para breve a disponibilização do filme que deu origem a Lenda Imperial, na mesma plataforma de streaming.

“Quando nosso roteirista, Emanuel Davino, apresentou essa ideia e a Amazon Prime leu o roteiro, já começamos a montar a estrutura para a gravação em Campinas. Por termos parceira com a escola Bento Quirino, o trabalho se tornou mais possível de ser realizado”, relata Maziero.

Dessa forma, as escolhas técnicas envolvendo cenas de flashback, por exemplo, foram pensadas como forma de movimentar e viabilizar a produção, como explica o produtor, pois um filme de época sairia mais caro com figurinos e cenários que remetessem ao estilo arquitetônico do Segundo Reinado. Além disso, a Atores Unidos conseguiu uma licença para poder utilizar o verdadeiro medalhão Horta Imperial da Rosa, que foi recuperado ao Brasil e está em exposição no Museu Imperial, em Petrópolis, Rio de Janeiro.

Cena na Biblioteca do Colégio Técnico Bento Quirino (Foto: Amazon Prime)

Para Cida e Fernando, o grande destaque de Lenda Imperial, e de suas outras produções, é marcado pelo desempenho e descoberta de novos talentos de jovens atores e atrizes. O casal, além de sócios na Atores Unidos, montou uma escola de atuação, no mesmo local, que oferece formação a partir de uma mensalidade para qualquer pessoa que queira entrar no ramo artístico.

Cida conta que “o artista que quer participar de um filme ou de uma série, faz um teste para entrar no curso. A partir disso, depois de seis meses de aula, a pessoa já está fazendo parte de alguma produção”. Dessa forma, os elencos participantes de seus projetos constroem seu caminho na Atores Unidos desde cedo. Porém, também é possível entrar no casting participando de testes comuns.

Medalhão Horta Imperial da Rosa, trazido de Petrópolis para as gravações de Lenda Imperial (Foto: YouTube)

A ideia da produção no Colégio Bento Quirino surgiu da experiência que o casal viveu dentro de outras grandes produtoras. Ao notarem que o nicho cultural era muito seletivo e que suas filhas, em busca de formação artística, não tinham acesso às mesmas possibilidades, o casal resolveu abrir essa porta com as próprias mãos. Apesar de não terem formação na área, Fernando, sendo publicitário, e Cida, psicopedagoga, a Atores Unidos já levou pequenos atores para redes conhecidas, como SBT e Record.

Por consequência, essa situação aconteceu com a Ana Julia Fraga, que pela primeira vez participou de um “elenco fixo, pois antes fazia apenas papel de apoio”. Hoje, a atriz tem contatos e faz testes para novelas infantojuvenis nos maiores canais abertos do país, enquanto estuda para poder entrar em uma universidade e cursar Artes Cênicas. “A Atores Unidos é como um catálogo, dando espaço para todos”, revela.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.