Cultura & Espetáculos

Cápsulas de café são inspiração para artesã em Campinas 

Edinéa Corrêa trabalha em feira artesanal que oferece grande variedade de artesanatos e comidas típicas 

Por: Clara Prado 

Localizada na Praça Silva Rego, no bairro Guanabara, a tradicional Feira de Artesanato Espaço Castelo das Artes, fundada em 2001, acontece todos os sábados das 9h00 até às 14h00. Ela oferece uma variedade de mais de 30 tendas de diversos tipos de artesanatos, comidas típicas, doces, cervejas artesanais, música ao vivo, conforto, segurança, e sem falar que a Feira fica em um ambiente maravilhoso, repleto de natureza. 

Artesanato feito com cápsulas de café, por Edinéia Corrêa (Foto: Clara Prado) 

Artesã desde os 15 anos, Edinéa Corrêa Carneiro Felippe, 53 anos, trabalha na Feira, vendendo seus artesanatos, feitos com cápsula de café. Ela conta que começou a trabalhar com cápsulas de café, após uma colega ter dado a ela, uma caixa cheia de cápsulas, bastante coloridas, o que chamou sua atenção. Edinéia, já era uma artesã e fazia presépios com vasinhos de cerâmica, quando se interessou e resolveu tentar trabalhar com as cápsulas de café.  

As feiras do país, se tornaram lugares oportunos para os pequenos artesãos, por darem visibilidade a eles, e a chance de mostrarem seu trabalho. Em 2021 foram registrados 12.476 trabalhadores, no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), um número que cresce cada vez mais em nosso país. 

Edinéia conta que quando começou, foi um sucesso entre os clientes, pois eles ficavam impressionados ao ver que objetos que iriam para o lixo, poderiam se transformar em peças maravilhosas, como colares, brincos, enfeites, como os presépios, e outros tipos de decorações. A produção de seus produtos é dividida por etapas, primeiro ela retira todo o café de dentro da cápsula, depois ela faz uma higienização, e após isso, ela começa a trabalhar na arte.  

Artesã vende sua arte feita com cápsulas de café, na Feira de Artesanato Espaço Castelo das Artes
(Foto: Clara Prado) 

A artesã ressalta que trabalhar na feira não é tão fácil como parece, ela diz que às vezes é um pouco sacrificante, pois o pessoal que trabalha na feira, eles não contam com o clima, que pode ser tanto de muito sol, quanto de chuva, mas ela  sempre vai, pois tem a responsabilidade com o público de expor seu trabalho. 

Edinéia disse que ultimamente as vendas estão fracas, mas que agora com a chegada das festas de final de ano, as vendas irão melhorar, e o produto que mais é vendido são os presépios. 

O Natal é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, nesse período as pessoas buscam por artigos de decoração e enfeites natalinos para decorarem suas casas, seus escritórios, suas lojas, seus restaurantes, entre outros. Nessa época, as pessoas também presenteiam seus enteados, dando a eles coisas que gostam, normalmente coisas materiais, como roupas, acessórios, chocolates, entre vários outros produtos, isso faz com que muitos comerciantes lucram nessa época do ano. 

Orientação: Prof. Gilberto Roldão 

Edição: Giovanna Sottero 


Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje


Festa da Uva de Vinhedo comemora 60 anos de tradição 


Evento impulsiona comércio vinícola e viticultor, celebrando a cultura e o legado das famílias da região


Vida de Ana Friedlander inspira ‘Territórios, Labirintos e Memórias’


Em exposição individual, a artista húngara retrata sua história através de colagens, aquarelas e fotografias de familiares


Espetáculo Via Crucis encerra sua 25ª edição


Dramaturgia apresentou uma narrativa feminina pela óptica da mulher-mãe e trouxe uma série de inovações


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.