Educação

Projeto “Achei Um livro” incentiva a leitura em Hortolândia

Iniciativa tem como objetivo incentivar a leitura e expandir o acervo da biblioteca da cidade

Por: Guilherme Maldaner e Yasmim Temer

Paloma Ximenes afirma que a iniciativa fez muito bem para a família (Crédito: acervo pessoal)
Paloma Ximenes afirma que a iniciativa fez muito bem para a família (Foto: Acervo Pessoal)

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte promove o projeto “Achei Um Livro”, em Hortolândia (SP). A iniciativa, que ocorre a cada dois meses, tem como objetivo incentivar a leitura e expandir o acervo da biblioteca, a fim de atrair novos usuários. A ação, criada em 2018, distribui livros em determinados locais públicos da cidade, como bancos e mesas de praças.

A próxima edição desse ano ocorre no mês de abril e o coordenador da biblioteca, Rafael Antônio da Silva, solicita para que cada pessoa pegue somente uma obra para possibilitar que mais indivíduos tenham a chance de encontrar um exemplar. Os livros são embrulhados com papéis de presente e identificados com o nome da Biblioteca Municipal.

Dayane Tomaz foi uma das que achou. Amante da literatura, ela afirma que a experiência trouxe um sentimento único: “Eu não esperava encontrar o livro, porque achava que todos já tinham sido recolhidos. Porém, um funcionário que trabalhava no parque me conhecia, sabia do meu gosto por leitura e guardou com carinho um para mim.”

O projeto tem como foco despertar a curiosidade das pessoas para estimulá-las ao gosto pela leitura e, consequentemente, formar novos leitores e incentivá-los a fazer o cadastro de usuário na biblioteca municipal. De acordo com Rafael Antônio, a iniciativa foi inspirada em uma prática utilizada nos Estados Unidos.

Confira a fala de Rafael Antônio:

A artesã Paloma Ximenes também foi contemplada com um exemplar do projeto e afirma que a experiência trouxe benefícios não somente a ela, mas também para sua filha: “Na hora que a gente encontrou foi muito legal. A minha bebê achou o dela e até hoje o temos. Ela gosta de apontar as figuras e brincar com o livro”, acrescenta.

A pessoa que encontrar pode compartilhar nas redes sociais com foto ou vídeo, usando as hashtags #acheiumlivrohortolandia e #bibliotecacentralhto. Além disso, é possível também enviar pelo WhatsApp da biblioteca cujo número é (19) 98970-7332.

Orientação e Edição: Prof. Artur Araujo


Veja mais matéria sobre Educação

Pedagogias Alternativas geram polêmicas na educação


Homeschooling, Kumon e Pedagogia Waldorf são alguns dos métodos que fogem do convencional


Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Pouco conhecida, emissora transmite até futebol entre escolas


Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas


Audiovisual predomina em TCCs de jornalismo


São 12 produções, como o multimídia em que a estudante Alanis Mancini entrevista o lavrador e poeta Antônio José Fernandes


Para explicar o conto, autor aproxima Cristo e Superman


Em palestra no Sesi, o escritor Jotah diz que livro infantil não serve apenas para as crianças


Novo Parlamento Mirim reflete dilemas da educação


A estudante Marina Ortigosa, ao lado de outros 32 estudantes, toma posse da vaga que ocupará por 1 ano



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.