Destaque

Vacina faz aumentar ansiedade da população idosa

Mesmo após vacinação, eles confessam padecer à espera da volta da normalidade

 

Gentil Forni, aposentado, deseja que a vacina chegue logo para todos, trazendo muita felicidade e saúde (Foto: Michelle Mayumi Vacucava)

 

 

Por Larissa Follegati e Michelle Mayumi

Ainda que em ritmo moderado, muitos idosos já estão sendo vacinados no Brasil. Até a última semana do mês de maio, das pessoas com 60 a 79 anos, 84% tomaram a 1ª dose e 43% também a 2ª dose, segundo cruzamento entre o número de vacinados dessa faixa etária pelo Localiza SUS.

Diante disso, a ansiedade desta faixa etária para a retomada da vida e atividades tende a ficar ainda maior. No entanto, efeitos não imediatos da vacinação e variações nos percentuais de eficácia mantém essencial o cumprimento das medidas restritivas, prolongando ainda mais a espera por essa retomada.

A aposentada Guiomar Maria de Jesus sente muita ansiedade dentro de casa, mas garante que vai tomar todos os cuidados (Foto: Michelle Mayumi Vacucava)

Neste cenário, a psicóloga Paola Bettega, especialista em psicologia da saúde hospitalar, acredita que dizer que o idoso não vai sentir ansiedade, não vai sentir medo é utópico e reforça a importância do diálogo e paciência com os mais velhos neste período de incertezas.

Segundo ela, para o idoso que já chegou numa idade mais avançada, a mudança não é tão fácil, precisa ter paciência e auxiliar, por mais difícil que seja respeitar as decisões e dialogar no sentido de saúde coletiva. “O bem-estar dele, às vezes, pode ter um malefício direto para quem convive com ele”, diz.

Vale lembrar que transtornos como ansiedade e depressão, apesar de mais associados aos jovens, têm grande impacto em pessoas a partir dos 60 anos. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, realizada em 2019, as doenças já assolavam cerca de 13% da população idosa no Brasil.

É o caso da aposentada Guiomar Maria de Jesus, de 77 anos, que já apresentava um quadro de depressão mesmo antes da pandemia e sentiu também os efeitos da ansiedade até conseguir receber as duas aplicações da vacina. “A pandemia fez piorar minha depressão. Agora com a segunda dose da vacina tomada estou melhor, pois voltei a frequentar novamente o psiquiatra, além de outros especialistas para outras doenças que possuo”, afirma.

A médica Vera Rufeisen reforça que mesmo após a vacina, os protocolos de segurança devem ser mantidos (Foto: Michelle Mayumi Vacucava)

O aposentado Gentil Forni, de 78 anos, que assim como Guiomar e grande parte dos idosos teve sua vida e rotina alterados pela pandemia, diz sentir muita felicidade e gratidão após ter completado as etapas de vacinação. “Tive muita ansiedade, não aguentava mais esperar e não via a hora de me livrar e tomar a segunda dose logo”. Quanto aos cuidados para prevenção, Gentil diz que manterá os mesmos: uso de máscara e álcool em gel.

Para a médica infectologista do Vera Cruz Hospital, Vera Rufeisen, a vacinação é, antes de tudo, uma atitude coletiva de proteção, e alerta que individualmente não há garantia de proteção. “Enquanto houver transmissão de coronavírus na comunidade, todas as medidas de prevenção devem continuar”, pontua.

A especialista reforça a necessidade de vacinação de idosos ainda que não apresentem comorbidades, já que é neste grupo que a Covid-19 tem maior letalidade, e mesmo com possíveis reações leves locais como vermelhidão, dores musculares ou febre nas primeiras 48 horas, os idosos têm menos reação às vacinas que os jovens. “É preciso atenção e cuidado, mas a vacina é bastante segura e deve ser incentivada”, completa a infectologista.

 

Alternativas para lidar com a ansiedade

A psicóloga Paola Bettega frisa que neste período é importante as terapias e psicoterapia para idosos (Foto: Arquivo pessoal)

Para a psicóloga Paola Bettega, especialista em psicologia da saúde e hospitalar, é preciso que a família esteja atenta aos sinais. “Perceber um certo embotamento, tristeza muito excessiva, alteração do sono, de apetite, no padrão de alimentação, tudo isso são muitas vezes sinais de que o emocional não está bem”, explica.

Além da possibilidade de buscar ajuda por meio do acompanhamento psicológico, Paola acredita que existem também muitas maneiras de dar vazão à ansiedade por meio de expressões criativas. “A arte ajuda muito, dá forma para aquilo que a gente está sentindo, seja tristeza ou qual for a emoção. Tem pessoas que vão cozinhar, que vão pintar, pessoas que vão trabalhar com marcenaria, tem pessoas que vão dançar, ouvir música”, explica.

De acordo com a especialista, a procura por um profissional é importante para identificar se é o caso de uma ansiedade patológica que precisa de um acompanhamento com medicamentos ou se é o tipo de ansiedade que é possível diminuir através da fala. “Quando a gente verbaliza e dá nome para aquilo que estamos sentindo, isso diminui o medo, diminui ansiedade”, afirma.

Outro caminho possível para lidar com este momento é recorrer a atividades como técnicas de meditação, relaxamento, yoga, oração e espiritualidade. “Pessoas que são religiosas têm rezado mais, então tem muitas formas e lugares que podem ser encontrados para dar vazão a essa ansiedade”, concluiu Bettega.

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Fernanda Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.