Destaque

Audiovisual predomina em TCCs de jornalismo

São 12 produções, como o multimídia em que a estudante Alanis Mancini entrevista o lavrador e poeta Antônio José Fernandes

Por: Carolina Felski

Este ano, a modalidade predominante entre os trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos períodos matutino e noturno da Faculdade de Jornalismo é o audiovisual. Entre 22 projetos experimentais, 12 estão sendo desenvolvidos a partir de áudios e vídeos. Em seguida, vem o ciberjornalismo, com sete projetos, e jornalismo impresso, com três trabalhos.

A estudante Alanis Mancini, do projeto Rasgando o Verbo, entrevista o lavrador e poeta Antônio José Fernandes (Foto: Vinícius Braga)

Entre as temáticas escolhidas, os temas sociais se destacam, com pautas que investigam a desigualdade social, histórias de superação, resgate de eventos passados e até questões relativas às minorias, como o projeto Depois da Fronteira, um livro-reportagem que vai trazer a história de jovens venezuelanos refugiados que vivem no estado de São Paulo.

As estudantes Gabriela Tibúrcio e Allane Moraes, responsáveis pelo trabalho, destacam que o principal objetivo da publicação é informar os jovens brasileiros sobre como é possível oferecer apoio aos imigrantes. “Estamos escrevendo sobre jovens para jovens”, diz Gabriela.

Para a professora Juliana Doretto, a preferência por temáticas sociais se dá pela identidade profissional e ética do jornalista. “O jornalismo é uma atividade profissional cujo objetivo maior é auxiliar as pessoas a viverem melhor, com mais dignidade, mais bem-estar, tentando fazer com que as estruturas sociais sejam mais igualitárias. E, por isso, estamos sempre buscando essas pautas”, afirma.

O estudante Vinícius Braga, também do projeto Rasgando o Verbo, entrevista com o rapper e idealizador de sarau Renan Gomes (Foto: Alanis Mancini)

Outro projeto que vai trazer questões sociais é a reportagem multimídia Rasgando o Verbo, dos alunos Alanis Mancini, Vinícius Braga e Luca Guerra. Com um enfoque na literatura periférica discutida em saraus culturais da Região Metropolitana de Campinas (RMC), o trabalho vai debater a importância deste tipo de literatura para a representatividade das classes sociais marginalizadas.

“Escolhemos trazer esse tema no formato da reportagem multimídia porque precisamos de diversos recursos, como vídeo, texto, foto e áudio, para demonstrar a importância destes eventos culturais. Está sendo muito bom desenvolver o projeto, tanto na hora de montar as pautas quanto na hora de gravarmos. Como é um tema que gostamos bastante, está sendo bem interessante passar por todas essas etapas”, conta Alanis.

Também na temática social, há equipes que trazem discussões para a área do esporte, como o grupo de Thammy Luciano, Isabela Nicomedes e Marcus Trevisan, responsáveis pelo projeto Do Tabu à Paixão. Por meio de uma reportagem especial, o trio vai contar a história de mulheres que fazem parte das torcidas organizadas e dos times de futebol de Campinas – Ponte Preta e Guarani.

“Está sendo um processo longo, cheio de detalhes, imprevistos e é necessário ter muita organização. Apesar de ser cansativo, tem sido um momento de muito aprendizado. As arquibancadas são como a sociedade e, ao abordar a presença feminina nas torcidas organizadas, buscamos revelar como funciona a negociação do espaço da mulher em um ambiente majoritariamente masculino”, revela Thammy.

Os alunos Brener Pompeo e Maria Clara Prado, do grupo Racismo por trás do passaporte, entrevista o professor Omar Ribeiro Thomaz (Foto: Emily França)

Para a professora e diretora do curso de Jornalismo, Rose Bars, o projeto experimental é o reflexo do resultado do aprendizado dos alunos ao longo do curso, com possibilidades de inovar e empreender. São trabalhos que permitem a avaliação do aluno de maneira geral, a partir de questões teóricas e práticas. “É uma ótima oportunidade para o aluno desenvolver um tema e um formato que ele tem mais afinidade. É o final do curso e o início da profissionalização do aluno”, destaca.

Da mesma forma, a professora Ciça Toledo considera o projeto experimental uma grande oportunidade para o aluno sair do ambiente acadêmico e entrar em uma nova realidade, em que ele passa a agir como um verdadeiro jornalista. Tendo feito parte de seis bancas de qualificação, Ciça Toledo está otimista para as apresentações deste ano.

“As bancas foram muito ponderadas e críticas, como devem ser. Percebo que os grupos estão empolgados, estão motivados pelas orientações, então acredito que teremos uma leva muito positiva de projetos este ano”, afirma a docente.

As apresentações dos projetos experimentais em Jornalismo vão acontecer no período de 4 a 13 de dezembro, e estarão disponíveis posteriormente no acervo digital da PUC-Campinas.

A seguir, a relação dos TCCs em jornalismo:

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Isabela Meletti


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.