Destaque

Pouco conhecida, emissora transmite até futebol entre escolas

Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas

Por: Fayollah Souza

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Campinas e a Rede Globo de Televisão, o canal EducaTv, no ar há um ano, transmite até partidas ao vivo de futebol de salão, entre escolas municipais, para aumentar a empatia com seu público preferencial. “A intenção é ser diferente das emissoras que também apostam na televisão para fomentar a cultura e a educação”, afirma o diretor da emissora, Alexandre Tadeu Dias.

Grupo de funcionários que atua na produção dos programas locais da EducaTV (Foto: Fayollah Souza)

Sintonizável no canal aberto 12.2 dos aparelhos digitais, a EducaTv conta com uma equipe de 20 profissionais, a maior parte constituída por servidores públicos atuando nas produções locais. Das 2 horas diárias de programação registradas no início de suas operações, a emissora – que ainda é praticamente desconhecida na cidade – ampliou recentemente sua grade para 23 horas diárias de transmissão, conseguindo colocar no ar 10 programas exclusivos.

“Somos um canal voltado para todas as idades, sendo que o nosso foco é a educação e a acessibilidade”, afirma o diretor Dias. A emissora conta com programas inclusivos, como O Minuto de Libras, que ensina o letramento em Libras; o videocast Vamos conversar?, focado em um público mais adulto; e disputas esportivas entre as escolas municipais.

A corujinha azul, mascote que enfeita a parede do imóvel na rua Sacramento (foto: Fayollah Souza)

Todo processo de desenvolvimento do canal começou a avançar no período de pandemia, explica Dias. Segundo ele, a preocupação da nova emissora é não ser confundida com canais que trabalham com ensino a distância (EAD), uma vez que existem vários já operando nesse segmento de público. “Queremos levar a educação de uma forma compreensiva e dinâmica”, completa.

De acordo com Dias, a emissora começou a operar com alguns improvisos no início, especialmente nos estúdios. “Chegamos a gravar alguns projetos no próprio telefone celular em cenários que também foram improvisados”, afirma a pedagoga Gilmara Santos, que também atua nos bastidores.

Com o tempo, os improvisos iniciais foram ficando para trás. Hoje, a equipe de produção do canal EducaTV ocupa dois diferentes endereços no centro da cidade. O primeiro comporta um espaço para as gravações de videocasts, com fundo verde para a inserção de efeitos de vídeo, localizado na Rua Doutor Quirino.

O segundo estúdio está localizado na Rua Sacramento, também em uma residência térrea. Todo pintado de branco na fachada externa, o imóvel ganhou recentemente a pintura da mascote da emissora, uma corujinha azul.

“Estamos trabalhando com uma equipe terceirizada na operação dos equipamentos, a Rio Brasil Digital, para desenvolver nossas gravações de forma profissional”, comenta Gilmara. Foi a maneira encontrada para dar conta da produção com qualidade profissional de imagem, segundo a pedagoga.

Imagem de partida de futebol entre escolas municipais, transmitida pela emissora (foto: Arquivo EducaTv)

A equipe da EducaTv é constituída por servidores públicos, com dois jornalistas, Wesley Tadeu e Viviane Marin, responsáveis pelas reportagens do canal. Diretora de duas escolas municipais, a pedagoga Gilmara foi convidada a integrar a equipe. “Estou aqui por amor à pedagogia e à educação”, comenta.

“Para nós, todos têm os mesmos direitos e todos são iguais”, diz Gilmara ao comentar o compromisso que a emissora procura firmar com o incentivo ao ensino. Bem por isso, segundo ela, a EducaTv tem como motivação relembrar a importância de estudar e aprender de diferentes formas. “A educação está em constante mudança e evolução, com a diversidade de meios ganhando cada vez mais espaço”, diz a pedagoga.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Isabela Meletti


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.