Destaque

Novo Parlamento Mirim reflete dilemas da educação

A estudante Marina Ortigosa, ao lado de outros 32 estudantes, toma posse da vaga que ocupará por 1 ano

Por: Sofia Furtado

“As pessoas que têm mais voz na política são as que têm maior poder aquisitivo. Estando aqui, quero representar os alunos de escola pública, meus amigos que compartilham das mesmas dificuldades que eu”, disse a vereadora mirim Milena da Rocha Gomes, de 15 anos, estudante da escola André Tosello, colégio público localizado no bairro Vila Aeroporto, em Campinas.

Na última sexta-feira (22), a estudante Milena tomou posse da vaga que ocupará por um ano, no Parlamento Jovem de Campinas, em evento que reuniu alunos de 33 escolas públicas e privadas, onde apresentaram uma diversidade de pautas refletindo diferentes exigências diante de distintas realidades.

Na posse, a vereadora mirim Marina Ortigosa diz que vai lutar pelos direitos dos deficientes visuais (Foto: Sofia Furtado)

Para a adolescente Milena, esse espaço se tornou uma oportunidade para expressar a sua voz e, principalmente, as pautas de educação visando uma melhoria no futuro das escolas públicas da cidade. Para a menina, poder participar da política foi um sonho realizado, pois poderá agora lutar por seus direitos como cidadã. Ela busca levar em consideração as camadas sociais mais necessitadas, que, segundo disse, “ainda não possuem muito espaço e muito menos voz para se expressarem”.

“Eu estou aqui pelos jovens de periferia e que não tiveram acesso a mesma oportunidade de estar em um Parlamento”, comentou.

Da mesma forma, o jovem João Victor Almeida, de 13 anos, estudante da escola pública “Professora Clotilde Barraquet Von Zuben”, do bairro Jardim Florence, tem como principal objetivo a defesa de uma pauta ambiental, mas também voltada para os ambientes escolares.

“Muitas vezes, o lixo não vai para o lugar devido nas instituições de ensino. Portanto, pretendo defender a reciclagem nesses espaços, para que possamos preservar as nossas escolas, mas também o meio ambiente”, afirmou.

João conheceu o Parlamento Jovem neste ano, tendo se interessado principalmente pela possibilidade de criar responsabilidades, além de garantir um maior espaço para diferentes opiniões na política.

Os 33 novos vereadores mirins de Campinas tomam posse fazem juramento ao som do Hino Nacional (Foto: Sofia Furtado)

Em contrapartida, Marina Ortigosa e Gabriela Bergamini, ambas com 14 anos, os objetivos com a participação no Parlamento são outros. As jovens, estudantes de uma escola privada de Campinas, o colégio 14 Bis, procuram defender a criação de projetos de lei para pessoas com deficiência visual, reiterando a importância de informações em braile nos pontos de ônibus.

“Acreditamos que, dessa forma, estaremos contribuindo para a sociedade e também aprendendo mais sobre a política, para termos mais facilidade no futuro”, disse Gabriela Bergamini.

O jovem Davi Farinelli, de 18 anos, estudante do Sesi, disse que o Parlamento se tornou uma forma de discutir as incongruências do Novo Ensino Médio, sendo esse um tema já abordado por seus colegas de escola. O adolescente reforça que a criação de um Parlamento Jovem é muito importante, para que pautas discutidas no ambiente escolar possam ser levadas à frente, e não apenas serem limitadas ao bate-papo na sala de aula, algo estimulado por sua escola e que agora pode ser levado à frente.

“Por muito tempo, disseram que política não era espaço para a gente”, disse Davi ao defender uma mudança cultural, já que a de uma nova geração no Parlamento é capaz de trazer novas ideias e um grupo mais interessado em pautas ambientais ou sociais, trazendo uma maior diversidade para a política da cidade de Campinas e garantindo um futuro melhor para a população.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Isabela Meletti


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.