Educação

Design Thinking: Pesquisadora esclarece conceito

De acordo com a publicitária, mestre em Educação e Design Thinker pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM), Caroline Bucker, em países como Estados Unidos e Holanda, a área da Educação é a que mais está sendo beneficiada por este método. “As práticas estão sendo aplicadas em todos os níveis escolares e transformando processos”, afirma a especialista.

Mas, afinal, o que é design thinking? Caroline explica que trata-se de uma metodologia criativa para solução de problemas diversos, que coloca o ser humano no centro de todos os processos. Tal solução é buscada de forma coletiva e colaborativa. “Isso permite a interação de grupos multidisciplinares e profissionais de competências complementares, e de pessoas com vivências e experiências diferentes que agregam valor ao resultado gerado”, esclarece a profissional.

Seu principal objetivo, como ressalta a especialista, é gerar respostas mais simples, criativas, humanas e intuitivas, que agreguem mais valor. Sua utilidade é extensa, de acordo com o site Na Prática: é usada, principalmente, para criar novos produtos e serviços, mas também para pensar em saídas para problemas de empresas e seus clientes, desenvolver novas ferramentas e marcas, enfim, para inovar.

Na prática
Caroline defende que a abordagem pode ser usada em todas as áreas, não apenas a educação. “Eu já desenvolvi o design thinking nos segmentos de moda, comunicação, saúde, tecnologia, mobilidade, segurança e empreendedorismo”, conta.

De acordo com o site Na Prática, o empresário Steve Jobs utilizava o design thinking para criar seus produtos, uma vez que todos tinham de ser criados pensando, antes de tudo, no usuário. Da mesma forma, a rede de supermercados Tesco, do Reino Unido, usou a metodologia para ajudar a implementar um serviço de banco personalizado para os clientes dentro das lojas.

A especialista afirma que o fato dessa abordagem estar ganhando cada vez mais espaço nos dias de hoje está relacionado às características da sociedade atual. “Como estamos com muito empoderamento dos consumidores, o processo exige mais inteligência e agilidade. Além disso, a vida está ficando mais complicada, com excesso de informação, de atividades, e o design thinking procura simplificar e humanizar as soluções”, explica.

 

 

Por Ana Luísa de Oliveira

Editado por Larissa Alcântara


Veja mais matéria sobre Educação

Museu da Unicamp busca patrocínio para alunos


O Museu de ciências busca parcerias para transporte de alunos de escolas públicas


7.500 crianças sem vagas nas creches de Campinas


Mães enfrentam dificuldades em conseguir vagas para seus filhos na região


Enade: saiba tudo sobre a prova e entenda a sua aplicação


O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes será no dia 26 de novembro de 2017


Debate de cotas raciais mobiliza alunos


A aprovação da formação de um Grupo de Trabalho que vai elaborar a proposta de implementação


Universitários enfrentam o novo ENEM


O Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, que neste ano teve 6,1 milhões de inscrições, não atrai somente alunos do ensino médio, mas


Lei Brasileira de Inclusão regulamenta ensino superior para portadores de deficiência


Por Thalyta Martins   A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que entrou



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Trânsito em Campinas

Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. O layout foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) da instituição. Alunos monitores/editores de Agosto a Dezembro de 2017: Breno Behan, Breno Martins, Caroline Herculano, Enrico Pereira, Giovanna Leal, Láis Grego, Luiza Bouchet, Rafael Martins. Professores responsáveis: Edson Rossi e Rosemary Bars. Direção da Faculdade de Jornalismo: Lindolfo Alexandre de Souza.

Assinar por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar e receber notificações de novas publicações por e-mail.