Esportes

Aluno da Unicamp representa o Brasil em competição de Kung Fu na Costa Rica

Por Alexandre Aranha

O atleta Andrews Santos, 28 anos, formado em economia pela PUC-Campinas e mestrando da Unicamp, vai disputar o Pan-Americano de Kung-fu/Wushu, na Costa Rica, em agosto deste ano. Ele foi convocado para representar o Brasil no torneio após conquistar títulos nas principais competições de 2016.

 

 

Andrews divide seu tempo entre os estudos e a rotina de treinos intensos na Unicamp. A paixão pelo esporte veio sem querer “quando eu tinha 15 anos um professor começou a praticar e meus amigos logo quiseram ter aula com ele, eu mesmo nem liguei muito no começo. Hoje eu sou o único que estou no esporte”.
Até 2014, ele treinava o kung fu antigo, que hoje é classificado como não oficial. No ano seguinte, passou a integrar o time de atletas da universidade e, por isso, tornou-se um atleta federado junto à Confederação Brasileira de Kung Fu/Wushu (CBKW). A partir dessa mudança, passou a competir em campeonatos oficiais, que geram pontos para alcançar convocações para a seleção brasileira.

 

CAMPEÃO
Foi assim que, no ano passado, Andrews venceu a seletiva que o classificou para o Campeonato Paulista, que também ganhou. Depois foi campeão do Campeonato Brasileiro e segundo lugar no Campeonato Brasileiro Universitário, todos na categoria Tai Chi Chuan, que são apresentações de movimentos de uma luta.

Andrews Santos treina durante toda a semana (Foto: Alexandre Aranha)

Após vencer o Campeonato Brasileiro, o atleta foi convidado para participar de uma seletiva da Seleção Brasileira. Nessa etapa ele passou por três avaliações até que foi finalmente convocado de maneira oficial para fazer parte da nossa seleção. Com isso, ele foi escalado para competir no Pan-Americano em agosto deste ano, na Costa Rica.

 

SONHO
A expectativa para a sua primeira primeira competição internacional é a melhor possível. “Estou muito empolgado e confiante, tenho convicção de que consigo ficar entre os quatro ou cinco melhores do Pan-Americano. Claro que a gente sempre tenta subir no pódio, mas só de estar entre os cinco para mim vai ser muito gratificante”.
O problema, no entanto, são os gastos com passagens aéreas e hospedagem na Costa Rica. É por isso que Andrews está arrecadando dinheiro para ajudar a custar a sua viagem. “Não há muito investimento por parte do governo, tanto que precisamos fazer campanhas para ajudar a pagar as despesas da competição. Tenho um site voltado para patrocinadores que queiram ajudar e também as minhas páginas de atleta e pessoais no Facebook e Instagram”.

 

Editado por Flávia Six


Veja mais matéria sobre Esportes

Desemprego atinge 60% dos jogadores de futebol no Brasil


Desemprego entra em campo e também atinge profissionais do esporte


Equipe treina para as Paraolimpíadas de Tóquio


O time GADECAMP de basquete está se preparando para as paraolimpíadas de Tóquio 2018


Times de Campinas apostam em reestruturação


Restruturação é vista como caminho para retomar os dias de glória do futebol da cidade


Projeto junta mães e bebês na prática de esportes


Projeto campineiro melhora a forma física de mães que cuidam de recém-nascidos


Falta de patrocínio no kart leva jovens a desistir do esporte


Redação Digitais No automobilismo o patrocínio é vital para o piloto, sem ele é impossível


Preconceito ainda está presente no meio esportivo


Redação Digitais O preconceito continua a ditar a dinâmica de muitos esportes. Infelizmente são comuns



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Trânsito em Campinas

Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. O layout foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) da instituição. Alunos monitores/editores de Agosto a Dezembro de 2017: Breno Behan, Breno Martins, Caroline Herculano, Enrico Pereira, Giovanna Leal, Láis Grego, Luiza Bouchet, Rafael Martins. Professores responsáveis: Edson Rossi e Rosemary Bars. Direção da Faculdade de Jornalismo: Lindolfo Alexandre de Souza.

Assinar por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar e receber notificações de novas publicações por e-mail.