Reportagens

Trabalho Voluntário: Entrega por Campinas leva sorrisos a moradores de rua

Por Natália Nogueira

O Entrega por Campinas, inspirado no grupo paulista Entrega por SP, é um projeto que reúne voluntários para a distribuição de doações a pessoas em situação de rua da cidade. A mobilização social, que não tem fins lucrativos nem intenções políticas ou religiosas, busca tornar a cidade mais humana, de forma a ajudar pessoas que passam necessidades diariamente.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Prefeitura, Campinas tinha 565 pessoas vivendo em situação de rua. Isso há três anos. Samuel Agostinho, um dos organizadores do projeto, conta que o Entrega existe desde 2015 e surgiu através de duas irmãs que, após participarem do Entrega por SP, decidiram trazer a mesma ideia de solidariedade para a cidade.

 

 

Todas as últimas sextas-feiras do mês, o grupo de aproximadamente 80 voluntários se encontram na Avenida Aquidabã, 779, na altura do Hot Dog, às 21h, para a montagem dos 240 kits que serão entregues aos moradores de rua. As entregas ocorrem sempre durante a noite e a madrugada. “Cada kit possui pasta e escova de dente, para mostrar pra eles que a gente tem interesse em vê-los sorrindo. Também têm meias para aquecer os pés, sabonetes, papel higiênico, camisinha, bolachas doces e salgadas, água, lanches e suco”, conta Samuel. Além disso, são realizadas doações de roupas e cobertores.

 

240 kits são separados para a ação (Foto: Diogo Peres)

 

Após a montagem dos kits, os voluntários se dividem em três rotas, em pontos específicos da cidade, para a entrega de alimentos e itens de higiene pessoal.

 

Kits são entregues aos moradores (Foto: Diogo Peres)

 

Voluntária desde o começo do ano, a estudante de Jornalismo Natália Favero acredita que o Entrega por Campinas funciona como uma troca de experiências, uma vez que os voluntários não focam apenas nas necessidades físicas, mas também conversam e ouvem a história de vida de cada uma das pessoas em situação de rua. Mais do que itens, eles doam tempo em conversa e compreensão. “Eles podem se abrir porque tem uma companhia, já que muitas vezes eles se sentem isolados e invisíveis na sociedade. Então, a gente chega propondo uma conversa, um bate-papo, o que é muito bacana porque eles são sempre muito receptivos.”, conta.

 

 

Voluntários entregam kits e conversam com os moradores (Foto: Diogo Peres)

Mais informações e detalhes sobre o projeto podem ser obtidos na página do Facebook do Entrega por Campinas.

Editado por Ana Luísa de Oliveira


Veja mais matéria sobre Reportagens

Detergente é o vilão no Tietê


Lixo doméstico é responsável por 85% da degradação do rio


Lavagem com água reduz resíduos nos alimentos


Hortaliça mais popular na mesa dos brasileiros pode ter resíduos eliminados apenas com lavagem


A moda consciente que desacelera o guarda-roupa


Você sabia que por trás de cada roupa há uma história? Conheça o Slow Fashion


Boas ações cotidianas ganham destaque na mídia


Atitudes como a do jogador Rodrigo Caio ganham destaque em discussão sobre ética


A tendência slow na alimentação


Redação Digitais Por Ana Luísa Tomba e Júlia Groppo            


Brechós virtuais atraem jovens na hora das compras


Redação Digitais Por Caroline Herculano e Raíssa Acácio No Brasil existem 14.590 empresas que vendem



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Trânsito em Campinas

Mais Acessadas

Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. O layout foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) da instituição. Alunos monitores/editores de Agosto a Dezembro de 2017: Breno Behan, Breno Martins, Caroline Herculano, Enrico Pereira, Giovanna Leal, Láis Grego, Luiza Bouchet, Rafael Martins. Professores responsáveis: Edson Rossi e Rosemary Bars. Direção da Faculdade de Jornalismo: Lindolfo Alexandre de Souza.

Assinar por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar e receber notificações de novas publicações por e-mail.