Reportagens

Trabalho Voluntário: Entrega por Campinas leva sorrisos a moradores de rua

Por Natália Nogueira

O Entrega por Campinas, inspirado no grupo paulista Entrega por SP, é um projeto que reúne voluntários para a distribuição de doações a pessoas em situação de rua da cidade. A mobilização social, que não tem fins lucrativos nem intenções políticas ou religiosas, busca tornar a cidade mais humana, de forma a ajudar pessoas que passam necessidades diariamente.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Prefeitura, Campinas tinha 565 pessoas vivendo em situação de rua. Isso há três anos. Samuel Agostinho, um dos organizadores do projeto, conta que o Entrega existe desde 2015 e surgiu através de duas irmãs que, após participarem do Entrega por SP, decidiram trazer a mesma ideia de solidariedade para a cidade.

 

 

Todas as últimas sextas-feiras do mês, o grupo de aproximadamente 80 voluntários se encontram na Avenida Aquidabã, 779, na altura do Hot Dog, às 21h, para a montagem dos 240 kits que serão entregues aos moradores de rua. As entregas ocorrem sempre durante a noite e a madrugada. “Cada kit possui pasta e escova de dente, para mostrar pra eles que a gente tem interesse em vê-los sorrindo. Também têm meias para aquecer os pés, sabonetes, papel higiênico, camisinha, bolachas doces e salgadas, água, lanches e suco”, conta Samuel. Além disso, são realizadas doações de roupas e cobertores.

 

240 kits são separados para a ação (Foto: Diogo Peres)

 

Após a montagem dos kits, os voluntários se dividem em três rotas, em pontos específicos da cidade, para a entrega de alimentos e itens de higiene pessoal.

 

Kits são entregues aos moradores (Foto: Diogo Peres)

 

Voluntária desde o começo do ano, a estudante de Jornalismo Natália Favero acredita que o Entrega por Campinas funciona como uma troca de experiências, uma vez que os voluntários não focam apenas nas necessidades físicas, mas também conversam e ouvem a história de vida de cada uma das pessoas em situação de rua. Mais do que itens, eles doam tempo em conversa e compreensão. “Eles podem se abrir porque tem uma companhia, já que muitas vezes eles se sentem isolados e invisíveis na sociedade. Então, a gente chega propondo uma conversa, um bate-papo, o que é muito bacana porque eles são sempre muito receptivos.”, conta.

 

 

Voluntários entregam kits e conversam com os moradores (Foto: Diogo Peres)

Mais informações e detalhes sobre o projeto podem ser obtidos na página do Facebook do Entrega por Campinas.

Editado por Ana Luísa de Oliveira


Veja mais matéria sobre Reportagens

Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.