Reportagens

Estilos musicais: o tempo e as variações de sons

Por Luís Otávio de Lucca

Estilos musicais são temas que geram sempre discussões e divergências. As canções mais tocadas hoje recebem críticas das gerações anteriores. Essas críticas são baseadas na falta de um conteúdo nas letras que nos tempos passados cantavam a vida de forma mais poética. Como exemplo podemos citar: Djavan, Roberto Carlos, Roupa Nova, etc.

Disco de vinil usado para reprodução musical (Foto: Márcio Mouse)

As letras de hoje estão associadas ao estilo de vida jovem e descompromissado, que é impulsionado principalmente pelos meios eletrônicos de comunicação, o que implica numa espécie de fluidez e praticidade extremas, sem muito romantismo e idealizações.

O médico e músico, Nelson Del Nero Júnior, destacou que os estilos musicais que ocupam a preferência popular tendem a ser os que apresentam simplicidade musical, ou seja, construções com repetições harmônicas simplistas de fácil assimilação pelo público. “Você houve um pequeno trecho e já começa a cantarolar o restante da música. Júnior também afirmou que grandes mudanças na sociedade como guerras, transtornos políticos com repressão e censura, e até mesmo a evolução comportamental podem definir um estilo musical que transcenda o tempo, ele também acredita que a música pop nunca sairá da moda por aglutinar nuances musicais de vários estilos. “Ela não está necessariamente atrelada a uma situação social ou política e por isso, se promove por si, impulsionada pelos meios de comunicação de qualquer época.

Banda anônimos durante uma de suas apresentações (Foto: Lener Del Nero)

Márcio Mouse trabalhando na produção do áudio (Foto: Luís Otávio de Lucca)

O produtor musical, Márcio Mouse, afirmou que quando a música é feita para fazer sucesso ela vira uma coisa maçante, “ela tem começo, meio e fim” diferente da situação dos clássicos que sendo feitos para fazerem sucesso ou não atraem muitas pessoas como é o caso dos Rolling Stones, ele também acredita que todos os estilos nunca sairão da moda, pois sempre estarão nas listas individuais das mais tocadas de acordo com a preferência de cada ouvinte.

 

Editado por Alexandre Aranha

 


Veja mais matéria sobre Reportagens

Detergente é o vilão no Tietê


Lixo doméstico é responsável por 85% da degradação do rio


Lavagem com água reduz resíduos nos alimentos


Hortaliça mais popular na mesa dos brasileiros pode ter resíduos eliminados apenas com lavagem


A moda consciente que desacelera o guarda-roupa


Você sabia que por trás de cada roupa há uma história? Conheça o Slow Fashion


Boas ações cotidianas ganham destaque na mídia


Atitudes como a do jogador Rodrigo Caio ganham destaque em discussão sobre ética


A tendência slow na alimentação


Redação Digitais Por Ana Luísa Tomba e Júlia Groppo            


Brechós virtuais atraem jovens na hora das compras


Redação Digitais Por Caroline Herculano e Raíssa Acácio No Brasil existem 14.590 empresas que vendem



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Trânsito em Campinas

Mais Acessadas

Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. O layout foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) da instituição. Alunos monitores/editores de Agosto a Dezembro de 2017: Breno Behan, Breno Martins, Caroline Herculano, Enrico Pereira, Giovanna Leal, Láis Grego, Luiza Bouchet, Rafael Martins. Professores responsáveis: Edson Rossi e Rosemary Bars. Direção da Faculdade de Jornalismo: Lindolfo Alexandre de Souza.

Assinar por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar e receber notificações de novas publicações por e-mail.