Digitais Recomenda

Mosteiro atrai visitas pelo contato com a natureza

Localizado em Vinhedo, mosteiro é reconhecido pelo silêncio e pela beleza de seus espaços e de sua liturgia

Por: Gustavo Costa

A indicação para o turista católico é o Mosteiro de São Bento, em Vinhedo, SP. Os monges beneditinos, que estão na cidade desde 1948, inauguraram a construção do mosteiro em 1972, com o nome de Mosteiro Nossa Senhora do Desterro.

Igreja em que são realizadas as celebrações litúrgicas no mosteiro (Foto: Gustavo Costa)

Seguindo os ensinamentos de São Bento, os monges se dedicam a uma rotina de oração e trabalho. Entre as diversas atividades que realizam há momentos de oração abertos para a participação do público: o Ofício Divino, as Santas Missas e Adorações ao Santíssimo Sacramento. Entre essas celebrações, uma das que mais atraem visitantes é a missa que acontece aos domingos às 08h00, com canto gregoriano e a participação dos monges na celebração.

Órgão de tubos presente no mosteiro (Foto: Gustavo Costa)

Um diferencial que leva os visitantes ao mosteiro é o órgão de tubos. O instrumento tem cinco metros de altura e 900 tubos de estanho, sendo único na região, e é usado em algumas celebrações. Além do caráter religioso, o mosteiro também atrai inúmeras pessoas pelo cenário que é cercado. Localizado na Avenida do Observatório, nº 138, a cinco minutos de carro do centro da cidade, o mosteiro permite que aqueles que o visitam tenham um contato com a natureza e com o silêncio nos jardins que o cercam.

O mosteiro possui também uma loja com artigos religiosos, pães, bolos e outros produtos, todos produzidos pelos monges, além da Casa Siloé, que é um espaço para eventos corporativos, educacionais, retiros e encontros.

SERVIÇOS –

Horários: De segunda a sábado o mosteiro está aberto das 04h30 às 19h45. Aos domingos das 04h30 às 12h30 e das 15h00 às 19h45.

Horários de Missa: De segunda a sábado às 06h30.Domingos às 08h00 (com canto gregoriano) e às 10h30. Horários de funcionamento da loja: De segunda à sexta das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Sábados das 08h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00. Domingos das 09h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00.

Para mais informações, o telefone é: (19) 3876-4788.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Marina Fávaro


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.